Você sabe a diferença entre demência e doença de Alzheimer? Muitas pessoas não sabem e até usam os dois termos de forma parecida. Nós vamos, hoje, ajudar você a melhorar a definição destes conceitos.
Demência e Alzheimer
A demência é um termo abrangente para sintomas como memória prejudicada e pensamento que interage negativamente com a vida cotidiana. Enquanto a doença de Alzheimer é um tipo específico de demência, e é a forma mais comum, atingindo cerca de 60-70% dos casos.
As causas da demência são muito diversas
Problema metabólico, doença vascular ou, raramente, uma infecção pode afetar as células cerebrais, causando demência. Mesmo a doença da vaca louca, que é extremamente rara, pode contribuir para a demência. Uma condição chamada demência “pseudo” depressiva é outra fonte possível.
Por outro lado, a doença de Alzheimer tem suas próprias origens. É uma doença cerebral criada pelo acúmulo de placas beta-amilóides e proteínas chamadas tau, que danificam células em áreas do cérebro que controlam funções como pensamento, memória e lógica.
Há também o que é chamado de demência mista, o que significa que existem várias condições que se combinam para causar demência. Em 30% dos casos, os pacientes com Alzheimer também apresentam alguma doença vascular que piora os sintomas cognitivos.
Procure um especialista em caso de suspeita.
Texto originalmente publicado em enallaktikidrasi e adaptado pela equipe do blog Educadores.