Início Destaque Definição e características básicas da empatia sombria

Definição e características básicas da empatia sombria

217
0

A empatia sombria  É um novo construto psicológico que definiria um pequeno grupo da população. São indivíduos que, embora apresentem certos traços obscuros de personalidade, revelam um lado mais iluminado e até mesmo compassivo. 

As características sombrias estão inclusas no construto chamado de tríade obscura – narcisismo, maquiavelismo e psicopatia. No entanto, no meio desse espectro de características sombrias,  há um tipo de personalidade mais compassiva e cívica – uma característica daqueles que possuem a tal da empatia sombria. Isso foi comprovado através de um estudo.

O estudo foi publicado em julho de 2020, o qual teve como protagonismo as Universidades de Nottingham e Bishop Grosseteste (Reino Unido), juntamente com a Universidade de Tecnologia de Auckland (Nova Zelândia).

Nesta pesquisa realizada em uma amostra de quase mil pessoas, algo notável foi descoberto: 19,3% dessa população, apesar de apresentar traços obscuros, apresentava um tipo de empatia muito alta. Essa empatia foi denominada, então, empatia sombria.

 Esse estudo nos mostra é que pode haver algumas pessoas com certos traços psicopáticos, maquiavélicos ou narcisistas que também são definidos por uma empatia sombria.

CARACTERÍSTICAS DO EMPÁTICO SOMBRIO

Extrovertidos e neuróticos

As pessoas são extrovertidas, com facilidade  de expressar sentimentos aos outros.

Da mesma forma, um caráter neurótico está integrado neles. Em outras palavras, as épocas podem passar com altos e baixos emocionais.

Amigável, social e gosta de relacionamentos sociais

Gostam de se conectar com as pessoas.

Eles gostam de ter poder, mas alcançam uma liderança participativa

Eles gostam do poder, isso os define e eles se sentem realizados sendo líderes.Mas quando a pessoa também tem uma empatia sombria, acaba tendo uma visão mais humana.

Narcisismo vulnerável

Eles se sente magoados facilmente. São capazes de compreender e respeitar a realidade dos outros, mas são muito afetados por comentários ruins ou certos comportamentos.

Imperfeitos, mas talentosos

Esse perfil tende a mostrar uma grande competência em muitas áreas. São bons líderes, se conectam muito bem às pessoas…embora, claro, ainda utilizem isso para manipular pessoas.

Texto originalmente publicado em amenteemaravilhosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.