Saiba mais sobre a história das peças de barro
Peças de barro fazem parte da vida das pessoas há muito tempo e por serem tão presentes, poucos se perguntam sobre a verdadeira origem destes utensílios. Por isso, confira abaixo um breve resumo da história deles:
Antigo Oriente
Já na Crescente Fértil do Oriente Médio, culturas muito antigas utilizavam o barro para fazer blocos para escrita, construir casas e criar vasos para guardar óleo para lamparinas, cerveja e alimentos. As jarras e potes de barro eram essenciais para guardar alimentos e produtos.
China
Os chineses fabricavam jarras e potes de barro desde 100 a.C. A cerâmica chinesa é feita de caulinita, feldspato e quartzo. Os vasos chineses mais belos e decorados foram fabricados no final de 1300, durante a Dinastia Ming.
Porcelana
A fórmula para a porcelana foi elaborada pelos chineses por volta do ano 100. Ela é feita de caulinita e, muitas vezes, até de cinzas de ossos.
Idade Média
Na Europa, durante a Idade Média, muitas das cerâmicas eram feitas de barro. As jarras e potes de barro eram utilizados para guardar alimentos e bebidas, e, geralmente, tinham visuais simples.
Culturas nativas da América do Norte
As civilizações Moche, Olmeca, Maia, Inca e Azteca, da América Central e do Sul, também fizeram vasos de barro. A maioria deles são bastante decorados, de forma que se parecem mais com esculturas do que com vasos.
Porcelana europeia
No início de 1700, os europeus aprenderam a fazer porcelana utilizando alabastro e quartzo. As peças de barro eram usadas para armazenar alimentos e bebidas, servindo também como decoração, como candelabros e relógios.
Fonte: ehow