Início Ciência COVID-19: Cães e gatos devem usar máscaras?

COVID-19: Cães e gatos devem usar máscaras?

1085
0

Com o avanço dos casos de coronavírus no Brasil, muitas dúvidas tem surgido. Uma delas tem sido em função do uso de máscaras nos animais de estimação, após fotos dos anos de 1918 estarem sendo divulgadas na internet mostrando os animais com máscaras como prevenção contra a gripe espanhola. Será que isso é realmente necessário?

Junto com essas dúvidas o oportunismo aparece: vendedores começaram a divulgar o produto para cães e gatos em forma de prevenção contra o COVID-19, mesmo que não haja indicações de que seja necessário. Ainda assim, há muitas pessoas que compram.

Para tentar evitar a prática oportunista, a PETA – People for the Ethical Treatment of Animals – anunciou em março que o uso de máscaras em animais, além de desnecessário, também pode ser prejudicial. As máscaras, sendo eles, podem causar incômodo e até fortes alergias nos seus bichinhos. A ONG ainda afirma que os cuidados necessários são relacionados à higienização em ambientes, com água e sabão, de maneira tradicional e simples. Portanto, não há necessidade de grande alarde.

A cirurgiã veterinária e pesquisadora em Imunologia da Universidade de Cambridge, Sarah Caddy, publicou um artigo no site The Conversation onde reforça que não há evidências científicas que apontem cães e gatos como passíveis de infecção ou transmissão do vírus.

Texto originalmente publicado em anda e adaptado pela equipe do blog Educadores.