Início Bem estar Conselho de especialistas: Beber bastante água pode prevenir a osteoporose

Conselho de especialistas: Beber bastante água pode prevenir a osteoporose

123
0

A água é um elemento fundamental para a saúde do corpo. E a ingestão adequada de água pode realmente ajudar a limitar o aparecimento da degeneração musculoesquelética.

A incidência de osteoporose cresce ano após ano nos países ocidentais, devido ao aumento progressivo da idade média da população. Afeta ambos os sexos, mas principalmente as mulheres, principalmente durante o período da menopausa.

É necessário incutir o hábito de beber água desde cedo

Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se atuar a partir da adolescência, quando ocorre o desenvolvimento da massa esquelética. Também neste caso, a água pode representar um aliado válido na prevenção de doenças.

A hidratação, associada a uma dieta direcionada, é muito importante para aumentar a ingestão diária de cálcio, elemento fundamental para evitar a osteoporose.  Para isso é necessário selecionar águas que contenham mais de 300 mg/litro de cálcio altamente assimilável. Ao beber pelo menos 1 litro por dia, é assim possível promover a introdução da quantidade de cálcio necessária para o corpo fortalecer o sistema ósseo.

Segundo especialistas, a qualidade da água importa bastante: sempre procure beber águas bem mineralizadas, mas evite aquelas com alto teor de sódio. É necessário verificar no rótulo que a concentração de sódio na água não ultrapasse 50 mg/litro, e a de sulfatos 250 mg/litro.

Texto originalmente publicado em lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.