Início Curiosidades Camapu: Conheça planta que ajuda na recuperação de Alzheimer e Parkinson

Camapu: Conheça planta que ajuda na recuperação de Alzheimer e Parkinson

1101
0

Você sabia que existe uma planta que ajuda na recuperação de Alzheimer e Parkinson? Essa planta é a Camapu, fisalis ou juá-de-capote é muito comum aqui no nosso país.

Pesquisadores do Pará descobriram que uma das substâncias que o camapu possui no seu caule tem a capacidade de estimular a formação de neurônios  no hipocampo – o hipocampo é a área do nosso cérebro que está ligada à memória. A pesquisa visa a produção de medicamentos que auxiliem as pessoas nessas doenças, além de ajudar, também, quem sofre de depressão grave, onde há perda neuronal.

“A notícia é muito boa, principalmente pelo fato de esta substância estimular o crescimento neuronal na área do hipocampo. A gente está falando da criação de novos neurônios, algo que algum tempo atrás não se falava”, diz Milton Nascimento dos Santos, do Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas da Flora Amazônica da da Universidade Federal do Pará.

A pesquisa já realizou os primeiros testes em laboratório e em ratos. Agora irá para a outra fase de testes clínicos  e de produção a larga escala.

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO CAMAPU

 O camapu é anti-inflamatório e anti-protozoário, tendo até memso pesquisas que apontam que ele ajuda a tratar aqueles que sofrem de Mal de Chagas.

Outros estudos indicam que é purificador do sangue, fortalecedora do sistema imunológico e redutora das taxas de colesterol, dentre vários outros usos.

Parece ótimo, não?

Texto originalmente publicado em greenmebrasil e adaptado pela equipe do blog Educadores.