Conheça os benefícios desta incrível planta
O Ginseng é uma raiz com poderes medicinais muito usada na medicina chinesa devido às suas extraordinárias propriedades que auxiliam na diminuição do estresse e do cansaço, aumentando a qualidade de vida e possibilitando a longevidade.
Essa planta é adaptógena, ou seja, é capaz de atuar em várias situações, não apenas frente a uma condição específica, contendo, desta forma, muitos benefícios.
O Ginseng pode ser usado na forma de pó, chás ou cápsulas, que pode ter um valor entre R$26 e R$ 50,00 variando de região para região. Em alguns lugares a raiz pode ser encontrada em mercados e feiras livres, sendo vendida por kg.
A raiz contem propriedades estimulantes e revitalizantes, sendo capaz de ser usado para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, cansaço físico e mental, bradicardia, impotência sexual, depressão e arteriosclerose. Além disso, também regula a pressão arterial.
O ginseng coreano ou chinês também é estimulante e é usado no tratamento de problemas circulatórios. Já o ginseng americano, denominado cientificamente como Panax quinquefolius, tem poder contrário e é calmante sendo muito eficiente para controlar o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.
O ginseng indiano facilita a circulação do sangue sendo usado para melhorar o contato íntimo e também pode ser utilizado na prevenção e no tratamento contra o câncer.
Como consumir a raiz?
É recomendado ingerir de 5 a 8 g de ginseng diariamente, podendo ser consumido de diversas formas:
Como pó: é só misturar 1 colher de sopa nas principais refeições;
Como suplemento: ingira de 1 a 3 cápsulas diariamente;
Como chá: ingira de 3 a 4 xícaras de chá diariamente;
A raiz não deve ser ingerida de forma contínua, pois apresenta melhores efeitos quando é ingerida por um curto período de tempo, conforme orientação médica.
Cuidados
Embora todos o ginseng possua todos estes benefícios, ele não é recomendado para pessoas que sofrem com doenças cardíacas, mulheres grávidas ou mulheres que estejam amamentando. Quando consumida de forma a exceder a dose diária máxima de 8 g, o ginseng pode ocasionar efeitos colaterais, como diarreia, insônia e aumento da pressão arterial. Esses sintomas, entretanto, podem sumir ao encerrar a ingestão desta planta.
Fonte: tuasaude