Início Ciência Conheça Alia Sabur – a menina que aprendeu a ler com 8...

Conheça Alia Sabur – a menina que aprendeu a ler com 8 meses e hoje é a professora universitária mais jovem do mundo

471
0

Você já imaginou ter aula com uma professora adolescente na sua universidade? Pois isso provavelmente aconteceu com muita gente nos EUA.

Alia Sabur detém o recorde mundial do Guinness para o professor mais jovem, tendo atingido o cargo de professor no Departamento de Fusão de Tecnologia Avançada da Universidade Konkuk de Seul aos dezoito anos de idade. A menina aprendeu a ler quando tinha apenas oito meses e concluiu a escola primária aos 5 anos!

Já aos 10 anos de idade – imagine! – ela ingressou na universidade. E além de tão nova, a menina optou por estudar e se formar em  ciências em matemática aplicada e, aos 17 anos, ela tinha mestrado em ciência e engenharia de materiais.

Alia aos 10 anos na Universidade

Não parece um pouco assustador que alguém tão jovem avance rapidamente tantas etapas? Pois não paramos por aí.

Alia aos 18 anos alcançou o recorde mundial e se tornou a professora universitária mais jovem do mundo.

Mas se para você parece incrível ser possuidor de tanta inteligencia, saiba que nem tudo são flores.

Enquanto Sabur estudava para um doutorado na Universidade Drexel, na Filadélfia, ela se desiludiu com a área acadêmica. Segundo ela, o seu professor orientador na universidade  não estava apenas recebendo crédito por suas idéias, mas também usando-as para solicitar subsídios e patentes. Sendo assim, a menina processou a universidade.

“Foi uma época bastante difícil. Eu tinha todo esse plano para terminar a faculdade, obter um doutorado e me tornar professor. Quando isso atrapalhou tudo estava no limbo. Eu havia passado tantos anos trabalhando para alguma coisa e, embora não estivesse começando de novo, parecia que sim.” Disse a menina.

A partir desse momento, a menina começou a se questionar sobre o que estava fazendo. Passada tantas etapas depressa e sem aproveitar muito as oportunidades da vida em cada fase, Alia resolveu seguir outro rumo: virou advogada especializada  em propriedade intelectual,  baseando-se em sua formação em engenharia ela ajuda outras pessoas a proteger seus direitos de pesquisa. 

Toda a trajetória de Alia sempre foi marcada pela incrível facilidade da menina – que hoje é uma grande mulher – a aprender rapidamente. A prova disso está na facilidade que ela teve em trocar de profissão para algo completamente diferente do cenário em que atuava. Segundo uma entrevista para CNN, quando tinha apenas 14 anos, afirmou que com concentração podia aprender a realizar qualquer coisa rapidamente. Na mesma entrevista, afirmou ainda ter uma vida normal: não gostava de dormir cedo, nem de arrumar o quarto, tinha muitos amigos, tinha uma vida fora os estudos. Mesmo assim, sempre foi vista como alguém fora do comum.

Não parece para você alguém com um QI raro?

Texto por Ana Paula Almeida

Fontes: irishtimes; globalyoungvoices;bidoun