Início Ciência Confira os segredos escondidos pelas frutas

Confira os segredos escondidos pelas frutas

868
0

Todo mundo considera as frutas sinônimo de alimentação saudável. Há quem diga que é recomendável ingerir frutas todos os dias. Mas será que é realmente assim? Existem segredos por trás das frutas que você nem imagina. Confira 5 deles.

5 Segredos por trás das frutas

Vegetarianos não devem comer figo

De acordo com um artigo publicado pelo jornal Britânico Mirror, vespas pousam no figo para depositar pólen e ficam presas no seu interior. Segundo estudiosos, os figos comestíveis devem ter pelo menos uma vespa morta em sua composição. Mas nem adianta procurar: a carcaça do inseto morto é decomposta e vira proteína, não sendo possível encontrá-lo dentro do fruto.

Portanto, se os vegetarianos se incomodam em comer esse tipo de bicho, não deveriam, pela lógica, comer figo.

  • Cadê a semente da banana?

Grande parte das pessoas acredita que a semente da banana são aqueles pontinhos pretos que estão dentro dela. Errado.

As bananas comuns, essas que ingerimos, não têm semente. Os pontos pretos que vimos são apenas      óvulos não fecundados da flor da bananeira. Mas como as bananas se reproduzem se não tem semente?

É bastante simples: os tipos tradicionais de banana se produzem pela propagação vegetativa, ou seja, se formam brotos que dão origem a outras árvores.

  • Você conhece a história do kiwi?

Há mais de 700 anos no vale do rio Yang-tse, na China, o kiwi era uma iguaria na corte. Depois, com o passar dos ano,s ele foi esquecido pelos chineses.

No entando, entre 1800 e 1900 a fruta começou a se espalhar pelo mundo. Em 1906, sementes da fruta foram para a Nova Zelândia, onde ela começou a ser produzida e exportada.

Daí que vem a origem do nome kiwi: ele é uma espécie e pássaro da Nova Zelândia. O pássaro teria uma penugem aveludada, lembrando o aspecto da casca da fruta.

  • Por que limão tahiti não tem semente?

No limão tahiti, uma mutação espontânea ocorre naturalmente, fazendo com que não exista resquício de sementes. É um fruto triplóide – aquele que tem número de cromossomos que não pode ser dividido bem em dois, produzindo sementes.

  • Qual é a fruta do caju?

Fruta do caju é a parte avermelhada e suculenta, certo? Errado! O caju é considerado, muitas vezes, como fruto do cajueiro, mas a fruta propriamente dita, na verdade, é a castanha.

Frutas são saudáveis sim, e isso não é um segredo. Mas agora já sabemos que, embora saudáveis, nem tudo que vemos é o que parece ser, não é?

Texto originalmente publicado em fatosdesconhecidos e adaptado pela equipe do blog educadores.live.