Início Bem estar Confira alguns remédios caseiros que fortificam os pulmões

Confira alguns remédios caseiros que fortificam os pulmões

1837
0

Conheça três formas de fortalecer os seus pulmões

Nossos pulmões ficam localizados no interior do peito, são protegidos pelas nossas costelas e de ambos os lados do coração. Eles fazem parte do sistema respiratório, que é responsável por transportar o ar, que contém o O2, da parte externa do nosso corpo para o nosso sangue.

A responsabilidade dos pulmões é realizar as trocas gasosas com o sangue. Para que isso possa ser feito, os alvéolos estão em contato próximo com os capilares.

Durante a nossa vida, variados fatores vão interferindo na qualidade do intercâmbio destes gases. Isso pode ocorrer devido a fatores como poluentes do exterior ou devido a diferentes hábitos, como o uso de cigarros.

É essencial ter um estilo de vida saudável para que nossos pulmões fiquem protegidos. Além do mais, exames periódicos são importantes para prevenir doenças e outras condições.

Sendo assim, entendemos a importância vital destes órgãos para a nossa vida e para cuidarmos da sua saúde, existem meios naturais que ajudam a fortalecer os pulmões. Através de preparações à base de plantas que, conforme a medicina natural, agem beneficiando o nosso sistema respiratório, reduzindo o risco de doenças.

Métodos naturais para fortalecer os pulmões

Em relação a este assunto, alguns pontos precisam ser esclarecidos:

  1. Primeiramente, nenhuma destas receitas, tratamentos ou métodos é considerado como sendo uma ação de primeira linha para qualquer doença pulmonar. Sendo assim, servem apenas para complementar os cuidados.  
  2. Em segundo lugar, qualquer tratamento deve ser realizado com cautela e com autorização do seu médico.

1. Eucalipto

Esta planta é muito utilizada para fortalecer a saúde dos órgãos do sistema respiratório, devido ao seu alto teor de mentol. Isso possibilita a abertura máxima dos brônquios e, com isso, a obtenção de uma excelente respiração, já que entra mais ar.

Realmente, um estudo publicado na Alternative Medicine Review esclarece que a inalação de vapor com eucalipto combate os sintomas de doenças como bronquite, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O eucalipto contém um composto ativo conhecido como 1,8-cineol, que possui efeitos antimicrobianos contra muitas bactérias, como a Mycobacterium tuberculosis e Staphylococcus aureus.

Ingredientes

2 litros de água ferventes

2 colheres de sopa de folhas de eucalipto (20 g)

Como preparar

Ferva a água até ficar em ponto de ebulição e, depois disso, coloque as folhas de eucalipto. Tampe a panela para concentrar a substância das folhas na água.

Enquanto a panela permanece no fogo, leve o seu rosto para a panela, com muito cuidado para não se queimar. Inale o vapor mentolado com calma, por 10 minutos. Você sentirá rapidamente a melhora de toda a respiração.

Toda vez que sentir dificuldade em respirar, assim como outros problemas relacionados aos pulmões, como a asma ou a sinusite, realize este processo.

2. Castanha da Índia

A castanha da Índia é um ótimo remédio para fortalecer o sistema respiratório e proporciona resultados muito bons. Isso isso se deve ao fato de que a castaha da índia possui um alto teor de uma substância chamada escina. Conforme informações de Experimental and Therapeutic Medicine, a escina age como um anti-inflamatório.

Ingredientes

250ml de água fervente

1 colher de chá de castanha da índia (5 g)

Como preparar

Coloque a medida de castanha da Índia na xícara com água fervente. Depois, espere a mistura assentar no fundo e coe.

A orientação é que o tratamento seja feito 2 a 3 vezes por semana, no caso de você perceber alguma alteração na respiração, como asma, tosse ou bronquite, entre outras. É claro que você não deve esquecer-se de consultar um especialista sobre os sintomas que podem aparecer.

3. Raiz de alcaçuz

Este remédio caseiro é um dos mais eficazes quando se trata de suavizar irritações no sistema respiratório. Além do mais, conforme apontado em um estudo publicado pela revista Acta Pharmaceutica Sinica B, contém propriedades antivirais e antimicrobianas.

Ingredientes

250 ml de água (250 ml)

1 pedaço de raiz de alcaçuz

Como preparar

Esquente a água e, quando iniciar a fervura, coloque o pedaço de raiz de alcaçuz e espere que ferva por 5 minutos. Coe e, depois de alguns minutos, ingira.

Este remédio normalmente é contraindicado em pessoas que sofrem com hipertensão. O motivo é que o remédio pode agravar essa condição. Sendo assim, é necessário sempre verificar os sintomas com o médico.

Fonte: melhorcomsaude