Início Curiosidades Como plantar amores-perfeitos: 5 passos essenciais para cultivar uma flor mais que...

Como plantar amores-perfeitos: 5 passos essenciais para cultivar uma flor mais que perfeita.

441
0

O amor-perfeito, Viola tricolor, é uma flor pequena, multicolorida, que dura dois anos no canteiro ou vaso. Rasteira, de 15 cm de altura, é ideal para jardineiras e vasos rasos.

É uma flor fácil de se manter e que dará uma vivacidade toda especial à sua varanda e jardim. Esta é uma planta perene, quando no seu habitat natural porém, no nosso país, após o ciclo de germinação, crescimento e floração, de um ano, é comum ela ser replantada. É habitualmente uma planta para bordaduras de canteiros, em parques urbanos.

1° passo
Você vai precisar de um vaso, não muito profundo pois essa planta tem raízes superficiais (20 cm é suficiente). Faça a camada de drenagem inferior do vaso e complete com uma mistura de terra adubada, orgânica, areia média, metade a metade.

2° passo
Semeie as sementes diretamente no vaso, sobre a terra, espalhadas, e cubra com 2 mm de terra solta. Mantenha a terra do vaso umedecida. As sementes deverão brotar no prazo de uns 10 a 15 dias.

3° passo
Se preferir, faça a germinação em uma caixa de germinação, com os quadradinhos separados, e transplante suas mudinhas, para o local definitivo, quando estas alcançarem os 6 cm de altura.

4° passo
O amor-perfeito gosta de terra fértil, com luz solar abundante, no mínimo por quatro horas ao dia. É planta de clima quente mas, sofre se o frio é mais intenso ou se há geadas.

5° passo
Regar amor-perfeito é obra para sempre que a terra estiver seca. O ideal é manter a terra úmida, sem encharcamento. Regue no início da manhã, ou final da tarde, fora do sol.

Época boa para o amor-perfeito florir
Nas regiões mais frias do Brasil o amor-perfeito vai florir do outono até a primavera e, nas regiões mais quentes e úmidas, somente durante o inverno.

A melhor época para semear é do final do verão ao começo do inverno. As temperaturas acima de 30ºC inibem a germinação das sementes.

Amor-perfeito na medicina popular
Na medicina popular é recomendada em tratamentos para epilepsia, asma, doenças de pele e eczema mas, também possui propriedades expectorantes portanto, usada em doenças pulmonares como bronquite e coqueluche. Também é diurética, usada em casos de cistite, e anti-reumática. Esta é uma planta citotóxica, contêm ciclotídeos e poderá ser usada para tratamentos de câncer pela indústria farmacêutica, segundo alguns estudos.

Flores comestíveis
As flores do amor-perfeito, como de sua prima, a violeta, são comestíveis e usadas para trazer mais colorido a doces e saladas frias.

Trouxemos algumas variedades de cores para você amar mais um pouco.

Fonte: https://greenme.com.br/