Início Ciência Como melhorar suas habilidades intelectuais com xadrez.

Como melhorar suas habilidades intelectuais com xadrez.

105
0

Se todos concordamos em algo, é que o xadrez é um jogo que requer muita destreza mental para poder vencer um ou outro jogo; dependendo de quem são nossos concorrentes.

Uma definição interessante do que é xadrez é aquela expressa pelo conhecido crítico de literatura e escritor Ricardo Gullón, que o qualifica como uma espécie de vício solitário compartilhado por duas pessoas.

No entanto, a prática do xadrez requer certas habilidades mentais , que são bastante aprimoradas a cada partida que é jogada .

Em palavras mais simples, seria como a máquina que permite o exercício do ” músculo” representado pelo cérebro; através de um jogo de tabuleiro.

Habilidades mentais envolvidas na prática do xadrez

O xadrez é um daqueles poucos jogos em que a pessoa envolve várias regiões do cérebro, para resolver e preceder as diversas situações que costumam surgir durante uma partida; permitindo que eles sejam aprimorados.

Algumas das habilidades mentais que são fortalecidas durante o desenvolvimento de um jogo são descritas abaixo:

1-Exercício para a memória

Durante o desenvolvimento de um jogo, a memória sensorial é estimulada, principalmente a do tipo icônico e a do tipo visual.

O mesmo ocorre com a chamada memória de curto prazo ou memória de tarefa, uma vez que o xadrez merece um processamento cognitivo de dados que permitirá a vinculação da estratégia a ser desenvolvida; através de um processo fundamentado.

2-Aumenta a atenção e a concentração

A concentração, ou neste caso a atenção seletiva, é a ação de focar insistentemente em um determinado objeto.

Por meio da atenção, é possível captar melhor as informações que são geradas no tabuleiro e no próprio jogador, classificando-as de acordo com sua importância.

É precisamente esta classificação que permite aos jogadores ajustar as suas estratégias à medida que o jogo avança; sendo necessário para isso um alto grau de concentração , que é uma das capacidades intelectuais favorecidas por este esporte.

Agora, se o que se busca é também aumentar o desempenho da estratégia ; Fatores que podem afetar esses processos mentais, como interesse no jogo, motivação para vencer e o ambiente certo onde há poucas distrações, também devem ser considerados.

3-Estimula a criatividade e a imaginação

Graças à capacidade criativa de cada jogador, é possível contornar as situações mais acidentadas do jogo; imaginar situações hipotéticas e antecipar resultados possíveis.

Essa imaginação criativa se revela quando o jogador pede para levantar na mente as diferentes posições das peças no tabuleiro; de acordo com a estratégia que está se desenvolvendo para de alguma forma vislumbrar o resultado disso.

Nessas circunstâncias, inferimos que o xadrez pode ser ideal para estimular continuamente a criatividade e a imaginação .

Além disso, estimula na mente do praticante o potencial para realizar tarefas de certa magnitude.

4-Aprofundar a capacidade de análise e síntese

Essas duas capacidades estão intimamente relacionadas no desenvolvimento da estratégia a ser implementada no conselho.

A capacidade de analisar envolve uma avaliação contínua dos movimentos do oponente para neutralizá-los.

Por outro lado, a síntese é a especificação das ideias de acordo com os resultados obtidos com as estratégias propostas; estar reorganizando-os no sentido de tentar manter a iniciativa no jogo.

5-Estimula o raciocínio lógico e matemático

Os processos mentais que se desenvolvem durante um jogo de xadrez estimulam gradualmente o raciocínio profundo e objetivo em cada situação.

Esses processos estão localizados na mesma área do cérebro que lida com as habilidades lógicas e matemáticas, aumentando a habilidade do jogador em resolver problemas que revertem algum tipo de complexidade.

Por outro lado, o xadrez carrega um certo sentido didático, que estimula em quem o pratica o desenvolvimento de habilidades cognitivas; que envolvem alguns processos e operações de natureza intelectual.

Essas habilidades certamente se refletirão em uma maior capacidade de construir uma linha de pensamento assertiva .

Fonte: menteasombrosa