Início Comportamento Como lidar com o estresse infantil e ajudar seu filho?

Como lidar com o estresse infantil e ajudar seu filho?

353
0

Crianças podem se mostrar tão estressadas quanto os adultos. Tudo isso fica muito evidente quando as crianças começam a ter comportamentos muito diferentes, como por exemplo, falta de paciência, respondem por tudo, fazem birra e gritam. Mas a pergunta é: como saber lidar com essa situação e ajudar a criança a superar tais sentimentos?

Estresse infantil: causas e sintomas:

As causas do estresse infantil é bem parecida com o estresse dos adultos, e quanto mais a criança tem a falta de apoio e compressão disso, mais se agrava o estado de estresse. Portanto, cabe a família apoiar a criança e tentar compreender seu comportamento e tentar ajuda-la.

Vale ressaltar que a escola tem um papel crucial, bem como o ambiente escolar no qual a criança frequenta, observando que o tipo de escola e apoio técnico influencia diretamente no comportamento da criança e assim deixa-la mais estressada..

O ambiente escolar também é um fator relevante de várias maneiras. O tipo de escola frequentada, a série cursada e os métodos utilizados em sala de aula podem influenciar no estado emocional da criança e deixá-la estressada.

A carga de responsabilidades, bem como escola, família, aulas e atividades extracurriculares, coação para se adaptar em um grupo, e muitas vezes o receio de não superar às expectativas e outros anseios dessa mesma linhagem, são responsáveis para liberar  o estresse.

Alguns exemplos de sintomas comuns do estresse infantil são:

  • Choros e reclamações constantes;
  • Dores de cabeça e de barriga;
  • Pesadelos e problemas para dormir;
  • Distúrbios nos hábitos alimentares, como aumento ou diminuição significativa do apetite.

Nesses casos,  o que pais devem fazer para lidar com essa situação?

Lidando com o estresse infantil:

Apesar de trazer desconforto e problemas para as crianças, o estresse infantil pode ser deixado para trás com algumas atitudes dos pais que vão ajudar o filho a se sentir mais tranquilo e relaxado.

Se nem mesmo os adultos sabem lidar com suas emoções , imagina uma criança? por isso tente conversar , compreender e analisar a causa do estresse,

Veja a seguir três maneiras de lidar com o estresse infantil:

Identifique a causa do problema:

A primeira coisa certa a se fazer é tentar descobrir o que está causando  o estresse ,

Pode ser na  escola? Dialogue com os professores e diretores para tentar encontrar pistas.

Pode ser em dentro de casa? Vale entrar num acordo com os membros da família para encontrar a uma solução que possa acalmar a criança.

Invista em atividades desestressantes

Atividades desestressantes são responsáveis por acrescentar a endorfinas (neurotransmissores do bem-estar), são elas:  entretenimentos e brincadeiras no parque, atividades que estimulam convívio social, bem como ficar mais próximo aos coleguinhas e até mesmo marcar uma festa do pijama ou passear com a família. São esses momentos a criança a se sentir segura e acolhida.

Busque ajuda:

Não são só os adultos que devem procurar ajuda profissional, as crianças também precisam em alguns casos. assim sendo, busque ajuda de um psicólogo infantil que são pessoas qualificadas para ajudar a família a superar esses probleminhas.

A infância também pode ser uma fase difícil . Regadas de problemas, preocupações e sentimentos fortes assim como na vida adulta. Dessa forma, o mais indicado é tentar compreender seu filho e ampará-lo nesses momentos difíceis.

Este artigo foi publicado originariamente no site- Hemo Cord Magazine , e foi reproduzido adaptado por equipe do blog cantinho