E viva a ciência: cientistas da USP desenvolveram um protótipo de ventilador pulmonar capaz de ser produzido em massa e por baixo custo para atender pacientes infectados pelo COVID-19.
INSPIRE é o nome dado ao mais novo equipamento criado pelos nossos cientistas brasileiros. A novidade é ótima, pois além de auxiliar muitos pacientes, poderá ser fabricado com facilidade visto que se utiliza componentes amplamente disponíveis no mercado.
“O motivo de se desenvolver este tipo de ventilador de pulmão emergencial parte de algumas premissas. Uma delas é que a cadeia de produção instalada deste tipo de equipamento talvez não consiga aumentar sua produção para a demanda da população brasileira nas próximas semanas. Seria necessário ter um equipamento que pudesse atender a população que ficaria desassistida neste caso”, explica o professor Raul González Lima, especialista em Engenharia Biomédica e um dos coordenadores do projeto.
O INSPIRE está ainda sendo aprimorado, mas já passou para a fase de produção em que será estabelecida a cadeia de suprimentos. “Também tentamos evitar peças que tivessem que ser desenvolvidas, ou seja, utilizamos peças que já existem em linhas de produção”, detalha o pesquisador.
Os pesquisadores relatam que gostariam que a indústria nacional se desenvolvesse e exportasse tecnologias que possuem para muitos países. O objetivo é criar uma resposta rápida para uma crise provável, segundo eles.
PRODUÇÃO EM MASSA E BAIXO CUSTO?
Sim. De acordo com a equipe responsável pela criação do protótipo, o equipamento custará aproximadamente R$ 1 mil – aproximadamente 15 vezes mais barato que o convencional.
“Por suas características, o projeto irá viabilizar a construção de alguns milhares de ventiladores a partir de três semanas e ter milhares produzidos em cinco semanas”, afirmou Lima em entrevista ao Jornal da USP.
Texto originalmente publicado em razoesparaacreditar e adaptado pela equipe do blog Educadores.