Um conceito desenvolvido pela Dra. Elizabeth Kubler-Ross, os cinco estágios do luto foram, na verdade, inicialmente concebidos para refletir as emoções vivenciadas por pacientes terminais e suas famílias. Mais tarde, eles também foram usados para descrever as maneiras como reagimos após uma morte.
Mas há um equívoco comum sobre os diferentes estágios do luto: a ideia de que eles acontecem em ordem, um por um. A verdade é que a perda nos leva a direções muito diferentes. É melhor pensar nos estágios mais como maneiras de pensar sobre o que você pode estar sentindo, em vez de uma lista de tarefas pendentes, que você irá concluindo em ordem. Não há maneira correta de sofrer.
OS CINCO ESTÁGIOS DO LUTO
1. Negação
O primeiro dos cinco estágios do luto é a negação, que geralmente ocorre logo após a morte de alguém – “Isso não pode estar acontecendo”. Isso pode resultar em uma espécie de dormência ou torpor.
No livro do Dr. Kubler-Ross e David Kessler, On Grief and Grieving , eles explicam que a negação é “a maneira da natureza de deixar entrar apenas o que podemos lidar”. Então, dê a si mesmo neste momento. E se alguém próximo a você parece estar em negação, seja paciente com ele. Eles aceitarão quando estiverem prontos.
2. Raiva
A raiva é uma parte natural do luto. Você pode sentir raiva da pessoa que morreu por deixá-lo para trás, ou raiva de você mesmo por não ter previsto ou evitado a morte dela de alguma forma. Ou você pode ficar com raiva do médico que não conseguiu salvá-los, ou de Deus por tê-los levado embora. Você pode simplesmente estar com raiva por não ter passado mais tempo juntos.
3. Negociação
Depois que alguém morre, pensamentos começando com ‘E se’, ‘Por favor’ e ‘Se ao menos’ abundam.
E se eu
tivesse pedido a ele para ficar em casa naquele dia?
Por favor, deixe-me acordar e descobrir que
isso é um sonho.
Se ao menos eu a tivesse persuadido a parar de
fumar anos antes.
4. Depressão
A depressão – sentir desespero ou desesperança, dormência, perder o apetite, ter problemas para dormir (ou não dormir), chorar, não querer socializar – é natural após a morte. Como os outros cinco estágios de luto e perda, pode durar algum tempo, indo e vindo em ondas.
5. Aceitação
O último dos cinco estágios do luto é a aceitação. Alcançar esse estágio não significa que de repente você ficará bem com a morte ou que voltará a ser a pessoa feliz que era antes. Significa simplesmente que você fez as pazes com sua perda.
Texto originalmente publicado em beyond.life e adaptado pela equipe do blog Educadores.