Início Curiosidades Cientistas descobrem planta que pode ser o futuro no tratamento do câncer...

Cientistas descobrem planta que pode ser o futuro no tratamento do câncer de mama

366
0

Recentemente soube-se dos benefícios de uma planta chamada Arabidopsis thaliana que é considerada a ‘Cinderela’ das plantas medicinais, pois originalmente quando esta espécie foi estudada, os cientistas pensavam que ela não tinha benefícios ou propriedades importantes para os ser humano.

No entanto, um grupo de pesquisadores da Brunel University em Londres, Reino Unido, liderado pela Dra. Amanda Harvey em colaboração com a Professora Alessandra Devoto da Universidade de Londres e o Professor Nicholas Smirnoff da Universidade de Exeter, desocbriu muitos  benefícios de uma planta chamada Arabidopsis thaliana.  Originalmente quando esta espécie foi estudada, os cientistas pensavam que ela não tinha benefícios ou propriedades importantes para os ser humano, mas parece que estavam enganados.

Eles incubaram as folhas tratadas com células de câncer de mama e, para surpresa dos pesquisadores, descobriram que as células cancerosas pararam de crescer e que as células normais não tiveram nenhum efeito.

Essa descoberta é muito significativa! O uso dessa planta for implementado para o tratamento do câncer de mama pode representar uma recuperação mais rápida e menos efeitos colaterais para as pacientes. Além disso, os cientistas descobriram mecanismos moleculares associados a mudanças nas células do câncer de mama, com os quais podem desenvolver tratamentos inovadores no futuro.

O Dr. Harvey e o Professor Smirnoff mencionaram que esperam continuar as pesquisas para identificar os produtos químicos derivados de plantas que interferem nas células cancerosas para alcançar mais avanços que podem ter um grande benefício para a sociedade, dando esperança de métodos mais inovadores e eficazes.

Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog Educadores.