Algumas notícias boas também circulam! Uma equipe de pesquisadores conseguiu hackear a fotossíntese das plantas para ajudá-las a conservar água e aumentar a produção de alimentos. Ao adicionar proteínas e enzimas naturais ao processo, a iniciativa não só ajuda a economizar água, mas também a garantir que as lavouras continuem produzindo, mesmo em períodos desfavoráveis.
Não parece sensacional?
A pesquisa é chamada de How to Achieve Photosynthetic Efficiency, e foi conduzida pela Universidade de Illinois. ,
Sobre a fotossíntese: Fotossíntese é o processo no qual as plantas utilizam a luz para converter o dióxido de carbono em energia.
Por isso o estudo analisa cada etapa da produção de alimentos de forma a evitar desperdícios e oferecer safras mais generosas à população.
“Como uma linha de fábrica, as plantas são tão rápidas quanto as máquinas mais lentas. Identificamos algumas etapas e o que estamos fazendo é permitir que essas plantas produzam mais e acelerem as etapas mais lentas da fotossíntese ”, explicou Patricia López-Calcagno, pesquisadora de pós-doutorado da escola associada da Universidade de Essex, uma das lideranças do esboço, projeto.
A pesquisa também sugere que as mudanças climáticas podem estar aumentando a frequência e a severidade das secas em regiões ricas em plantações, como a Califórnia. “Este estudo oferece uma oportunidade empolgante de alcançar um aumento de 20% no rendimento da colheita”, comemorou o presidente da University of Illinois na University of Illinois for Crop Science and Plant Biology.
Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog Educadores.