Início Bem estar Caminhar descalço na praia acalma a mente e melhora a saúde

Caminhar descalço na praia acalma a mente e melhora a saúde

338
0

Caminhar descalço na praia acalma a mente e melhora a saúde

“A vida é melhor na praia.” Com certeza você já viu essa frase tão verdadeira da cultura popular amplamente divulgada nas redes sociais, legendando fotos das férias à beira-mar, do nascer, ao pôr do sol. A vida realmente pode ser melhor quando você têm o hábito de caminhar na praia. Mas, porque o mar tem tanta atração e encanto sobre nós?

Existem estudos científicos na área da psicologia e psiquiatria sobre o fato do mar ser um ambiente que conecta e atrai a todas as pessoas.

Estudos de psicologia explicam que ambientes de praia nos inspiram melhor do que outras paisagens naturais como montanhas, o campo ou deserto, pois temos a tendência a gostar mais de cenários que contém água.

Neste caso, cenários que contém um lago, rios e cachoeiras também teriam esse efeito inspirador sobre nós, porém para a maioria absoluta das pessoas, o mar é o ambiente mais procurado para ser desfrutado como contraste absoluto da vida cotidiana, o destino perfeito para férias com direito a relaxamento, bem-estar e diversão.

Podemos experienciar o mar com todos os nossos cinco sentidos

Um fato sem dúvida especial sobre o mar é que nós o apreciamos com todos os nossos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, tato e audição.

Podemos sentir o cheiro característico do ar salgado e úmido. Quem já teve um pouco de água salgada na boca ao ser surpreendido pelas ondas, já pôde provar o gosto do mar.

O mar também nos reserva deliciosos alimentos: quem passa férias na costa pode comer peixe e frutos-do-mar especialmente frescos. Aqui o amor pela praia literalmente nos cativa pelo estômago.

Outro sentido absolutamente estimulado pelo mar é a nossa visão. Se ficarmos na praia ou em um penhasco e olharmos para o mar, podemos ver até o horizonte muito distante, tendo uma sensação de infinito.

O mar em movimento também nos proporciona a visão do espectro de ondas de luz em tons de azul e verde e proporciona efeito calmante, relaxante e redutor de estresse.

A praia é um completo deleite sensorial para nosso tato. Nossos pés desempenham um papel muito especial nisso: raramente sentimos o chão sob nossos pés, porque geralmente estamos usando meias e sapatos.

Sentir a areia por entre os dedos dos pés, ser surpreendido por uma onda refrescante que nos toca e retorna ao mar, traz a presença do contato com nosso próprio corpo — e com a natureza.

Na praia, muitas vezes estando menos vestidos, então sentimos também por toda a nossa pele, o sol, a água e o vento de maneira intensa e revigorante. Raramente temos como experimentar essas impressões sensoriais em nossas vidas cotidianas nas cidades.

E o tempo todo temos o som cadenciado, rítmico e agradável do mar, prática que comprovadamente reduz os níveis de cortisol, o hormônio do stress em nosso corpo.

Caminhar ou correr na praia?

Além da bela vista do mar, caminhar ou correr na praia tem muitos benefícios para a saúde conhecidos.

Andar ou correr sobre a areia, mesmo que mais lentamente, enquanto seus pés afundam, exige até o dobro de esforço do que praticar a mesma atividade física em superfícies planas.

Ao caminhar na areia da praia, você estimula a circulação sanguínea, panturrilhas, o sóleos, os tornozelos, os quadríceps e todos os outros músculos das pernas em geral.

Por outro lado, andar na areia da praia é uma sensação tão agradável e revigorante que a maioria das pessoas caminha mais do que normalmente faria em esteiras, trilhas ou pelas ruas da cidade. Os passos medidos no pedômetro aumentam sem esforço.

Se você optar por caminhar na parte rasa da água, já dentro do mar, aproveitará também os efeitos das ondas e do iodo da água, o que ajuda a prevenir varizes e estimula muito a circulação sanguínea por causa do esforço causado pela superfície fofa e a resistência dos nossos movimentos à água.

Também existem benefícios a beleza, pois o atrito da areia na pele dos pés é um esfoliante natural maravilhoso. Andar descalço na areia da praia, resultará em pés e calcanhares mais macios em pouco tempo.

Aterramento energético

Ficar calçado, operando computadores, celulares, e equipamentos eletrônicos, o tempo todo em casa ou no seu trabalho, acumula em seu corpo, grande quantidade de elétrons positivos que baixam a imunidade e aumentam a exposição a doenças.

Você já percebeu que às vezes, está tão carregado de eletricidade estativa que dá pequenos choques em contato com as coisas ou pessoas?

Quando nos aterramos energeticamente, operamos nosso corpo de forma mais eficiente e harmoniosa, aumentando nossa energia, saúde e bem-estar para desfrutar de uma vida longa e saudável.

Uma técnica simples é andar descalço, permitindo a troca de energias com o solo pelos pés. E andar descalço pela praia é muito prazeroso.


FONTE sinaisdeluta