Início Bem estar Buganvília: planta trepadeira linda é ótima para tratar a diabetes, entre outras...

Buganvília: planta trepadeira linda é ótima para tratar a diabetes, entre outras doenças.

1005
0

Você sabia que a beleza desta planta vai muito além de propósitos estéticos? planta trepadeira linda e de grande ajuda para sua saúde

Aposto que você vê essa planta trepadeira em muitos locais por aí. E também nem imagina o poder que ela tem para sua saúde… Além de linda, a buganvília pode auxiliar e muito com o controle de diabetes, tratamento da tosse, eliminação de muco que se forma na laringe, faringe e brônquios, redução de febre e cura de úlceras. Não parece incrível?

A flor é nativa do Brasil, Peru e região sul da Argentina, e  costuma ser usada para embelezar ruas e jardins. Mas além da parte decorativa ela possui um incrível poder já comprovado cientificamente: é capaz de tratar úlceras, acabar com a diarreia e funciona como um anti microbiano no corpo humano.

Pela presença do composto pinitol em seu princípio ativo, exerce efeitos semelhantes ao da insulina. Com isso ela otimiza a captação de glicose pelo corpo. Isso faz a comunidade cientificar acreditar fortemente que ela seja um ótimo complemento para o tratamento de diabetes!

A conclusão de pesquisas científicas mostraram que a planta Bougainvillea spectabilis (Primavera), exibe propriedades de regeneração das células pancreáticas, portanto, têm efeitos benéficos no diabetes mellitus, que mantém a esperança de nova geração de medicamentos antidiabéticos.
Devido a presença do composto pinitol em seu princípio ativo, exerce efeitos semelhantes ao da insulina. Logo, melhora o controle glicêmico, otimizando a captação de glicose no corpo. A casca da raiz regenera as células produtoras de insulina, ganhando espaço na crença da comunidade científica como um excelente remédio contra o diabetes.

( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1572278/ )

( https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2221169112603372 )

( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4285644/ )

(https://pdfs.semanticscholar.org/28cc/4be4d97111fde8326ae55bedc9031bd88867.pdf )

Já em caso de precisar tratar o sistema digestivo, as raízes dessa planta é que auxiliam muito:  elas tem efeito laxante, enquanto as folhas combatem a diarreia.

As flores da planta também trazem alguns outros benefícios: evitam acnes, infecções e descamações na sua pele. Cicatriza feridas através de uma boa infusão com as flores, e também desintoxica o corpo – o que melhora o funcionamento dos seus órgãos, como o fígado.

Receita de chá de Buganvília

INGREDIENTES:

1 punhado de flores frescas


1 litro de água


1 colher (sopa) de mel (opcional)


MODO DE PREPARO


Lave as flores para remover as impurezas.
Depois leve-as para ferver na panela com água.
Quando a água mudar de cor, isto é, ficar com a cor das flores, desligue o fogo. Deixe a solução descansando por alguns minutos e depois coe.
Para melhorar o sabor da bebida, adicione o mel quando o fogo já estiver desligado.
Consuma a bebida sempre bem morna.

Texto originalmente publicado em receitadequintal e adaptado pela equipe do blog Educadores.