Início Comportamento Ativista faz campanha por troca de papel higiênico por folhas

Ativista faz campanha por troca de papel higiênico por folhas

671
0

Rob Greenfield é um ativista ambiental que adota e compartilha hábitos para se ter uma vida mais simples, feliz e sustentável. Uma das ideias dele foi substituir o uso do papel higiênico por folhas de uma planta!

Há 5 anos, Rob vem usando folhas de uma espécie de boldo (Plectranthus barbatus) que cultiva em seu próprio quintal e deixou de comprar rolos de papel higiênico no mercado. “Quero mostrar às pessoas que viver de outra maneira é possível. Vivemos em uma cultura de consumo em que a maioria não sabe de onde vêm as coisas, como chegam até nós e qual é o impacto que esses produtos têm no planeta. E o papel higiênico não é exceção – a gente compra sem pensar duas vezes”, contou o ativista em entrevista à revista People.

Ele diz que em um ano, após plantar duas mudas, tinha folhas suficientes para uma família de 5 pessoas usarem quando fossem ao banheiro. “Todo mundo pode ter seu próprio suprimento de papel higiênico crescendo livre e abundantemente”, garante ele ele.

A decomposição do papel higiênico é relativamente rápida, mas, além do descarte, existe o impacto ambiental da produção deste item. Rob explica que reduzir o uso papel higiênico reduz consequentemente a quantidade de energia e matéria-prima necessárias para fabricar o papel, distribuí-lo e se livrar dele. “Cortar árvores e gastar energia para limpar a bunda com o papel mais macio, para mim, é o maior desrespeito”, diz ele.

Para a campanha Grow Your Own Toilet Paper (Cultive Seu Próprio Papel Higiênico, em português) ele escolha pontos movimentados em cada cidade e passa o dia conversando com quem passa – “Você sabe que pode plantar seu próprio papel higiênico?” é a abordagem mais comum. E funciona muito bem, pois as pessoas realmente tem interesse em ouví-lo.

Texto originalmente publicado em ciclovivo e adaptado pela equipe do blog Educadores.