É, meus amigos… há lugares que pensam num futuro promissor e investem dinheiro e energia nisso. Por falar em energia, é exatamente essa a área na qual Arábia Saudita e Dubai estão investindo: energia solar! Para eles é de suma importância que o futuro seja movido por essa nova fonte.
De acordo com um novo relatório da Arab News, para a Arábia Saudita é importante essa transição para ajudar a diminuir a dependência excessiva do petróleo nas próximas décadas. Para isso, estão ajustando um plano que leva em conta todos os fatores envolvidos num projeto de energia solar. A peça principal é a energia solar concentrada (CSP), uma tecnologia que ganhou muita atenção ao longo dos últimos anos sem aquela pressão que as tecnologias de energia solar mais conhecidas têm, como as células fotovoltaicas (PV). A principal diferença é que, em vez de usar os fótons da luz solar e convertê-los em corrente contínua, como os painéis fotovoltaicos, os sistemas CSP usam o calor gerado pela luz solar para converter água em vapor, que é usado para girar uma turbina e gerar eletricidade.
“É uma tecnologia completamente diferente [do PV] porque você tem que fazer uma troca de calor e (usar) turbinas a vapor, um processo que a torna mais cara que a energia solar fotovoltaica”, disse Abdulhameed Al-Muhaidib, diretor de gestão de ativos da Arábia Saudita. Potência ACWA .
“O principal benefício é o armazenamento, porque você pode armazenar calor, enquanto em painéis você não pode e as baterias de lítio ainda são caras.”
Já em Dubai o plano é a construção de uma torre solar de 260 metros que forneça para 320.000 residências com energia gerada de um recurso renovável 24 horas por dia, evitando 1,6 milhão de toneladas de emissões de carbono anualmente. Quando concluírem o projeto, espera-se que haja redução da emissão de carbono em mais de 6,5 milhões de toneladas por ano.
“O parque solar produzirá 5.000 MW até 2030”, disse Saeed Al-Tayer, diretor executivo centro de Eletricidade e Água de Dubai. “O projeto cobrirá uma área de 44 quilômetros quadrados e alcançará vários recordes mundiais, incluindo o mundo menor custo de energia de CSP, a torre solar mais alta do mundo, e a maior capacidade de armazenamento térmico que permite a disponibilidade de energia 24 horas por dia.”
Texto originalmente publicado engenhariae e adaptado pela equipe do blog educadores.