Início Bem estar Alimentos que reduzem os níveis de açúcar no sangue

Alimentos que reduzem os níveis de açúcar no sangue

4114
0

O diabetes é uma doença crônica bastante comum, gerada principalmente como resultado de maus hábitos alimentares e falta de atividade física, que podem afetar gradualmente todo o sistema do corpo e causar danos aos vários órgãos. Aqui iremos informá-lo sobre como parar o diabetes.

Quadro clínico de diabetes
O diabetes é causado pela deficiência de um hormônio secretado pelo pâncreas chamado insulina, que tem como principal função ajudar no armazenamento de glicose, ácidos graxos e aminoácidos em seus depósitos em todo o corpo e, portanto, diminuir concentração de açúcar no sangue

Existem 2 tipos de diabetes:

Diabetes tipo 1 ou diabetes dependente de insulina: como consequência da deficiência de insulina causada pela destruição autoimune das células que as produzem. Compreende de 3 a 5% de todos os casos de diabetes.
Diabetes tipo 2 ou não dependente de insulina: causada por um defeito na liberação de insulina pelo pâncreas ou na resistência dos tecidos ao referido hormônio, como músculo, cérebro e fígado.

Diabetes e alimentos

Os alimentos são vitais para a prevenção de muitas doenças crônicas, incluindo diabetes. Estar atento à dieta e tentar comer adequadamente pode influenciar decisivamente o desenvolvimento ou não da doença, bem como a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas que já sofrem com ela.

10 alimentos essenciais que podem ser adicionados à dieta diária para parar o diabetes

1) Grãos
Os grãos integrais contêm uma grande quantidade de nutrientes, como magnésio, ácido fólico e ômega 3. Além dos componentes químicos de natureza vegetal, como lignanas e flavonóides, que contribuem para a prevenção de várias doenças crônicas, como hipertensão, níveis de colesterol e diabetes

O consumo de grãos é extremamente importante para conter a diabetes, para que possa ser usado substituindo arroz ou farinha de trigo comum por apresentações integrais.

2) Azeite
O azeite tem uma grande quantidade de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, o que o diferencia de outros tipos de óleos, tornando-o uma opção favorável se queremos reduzir os níveis de glicose no sangue ou até perder peso, lembrando que a obesidade é Uma das principais causas de diabetes.

A melhor opção é o azeite extra-virgem, pois possui mais de 30 agentes antioxidantes e anti-inflamatórios e pode ser facilmente usado para refogar carnes e vegetais, além de temperar saladas.

3) Nozes
Nozes e outras espécies, como mirtilos e amêndoas, podem ser incorporadas positivamente à dieta, pois contém gorduras naturais necessárias ao organismo, além de fibras e vitamina E, que contribuem para manter níveis estáveis ​​de açúcar no sangue e o bom funcionamento do coração.

Pessoas diabéticas devem incorporar nozes em sua dieta e é recomendável que sejam embebidas em água durante a noite antes de consumir, para evitar a ação de seus inibidores enzimáticos.

4) Iogurte
Os laticínios são extremamente necessários para fortalecer os ossos e controlar os níveis de cálcio no organismo. Uma opção para os diabéticos pode ser consumir iogurte natural ou leite e açúcar com baixo teor de gordura para atender aos requisitos de cálcio, perder peso e diminuir a resistência à insulina. Eles podem ser consumidos acompanhando cereais, frutas ou simplesmente sozinhos.

5) Canela
A canela contém vários componentes que atuam no metabolismo de carboidratos e colesterol, promovendo sua redução e armazenamento adequado. A canela pode ser incorporada para reduzir o diabetes com uma colher de chá em bebidas, em pó ou misturadas com caçarolas e refeições ou como infusão de chá.

6) Feijão ou Lentilha
O feijão é uma boa opção para atender aos requisitos de fibras e minerais, como magnésio e potássio. São alimentos que retardam o processo de digestão e facilitam a estabilização dos níveis de glicose no sangue.

Feijão, grão de bico, lentilha e feijão chinês são excelentes opções para combinar em nossa dieta, como prato principal ou como parte de saladas.

7) Batata-doce
As batatas-doces são tubérculos ricos em antioxidantes, como beta-caroteno e vitaminas A e C, que podem ser trocadas por batatas comuns pelo seu baixo índice glicêmico. Eles podem ser incorporados para interromper o diabetes como acompanhante em várias refeições e você deve tentar consumir com a pele, pois é aí que a maior quantidade de nutrientes é encontrada.

8) Vegetais de folhas verdes
Eles têm um índice muito baixo de calorias e carboidratos e altos níveis de minerais, fibras e vitamina C, o que contribui para a diminuição dos níveis de glicose no sangue. Legumes como espinafre, acelga, repolho, são ótimas opções para incluir na dieta.

9) Peixe
O ômega 3 é um ingrediente fundamental a ser incluído na dieta de pessoas com diabetes e doenças cardíacas. O peixe é uma fonte rica desse ácido graxo, além das proteínas, o que o torna um excelente substituto para as carnes, por isso é recomendável consumi-lo duas vezes por semana.

10) Frutas vermelhas
Frutas como morangos e amoras são um substituto incrível quando você sente a necessidade de comer doces. Eles são ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer, a hiperglicemia e as doenças cardíacas. Cereais, saladas e sobremesas podem ser adicionados ao loa.

Uma dieta balanceada pode ajudar a reduzir o diabetes ou, se você já o tiver, a controlá-lo, diminuindo o consumo de grandes quantidades de açúcares, o que não significa exatamente parar de comer, mas mudar totalmente nossos hábitos alimentares.

Ou seja, adicionar à nossa dieta um conjunto de alimentos que contribuem para diminuir o açúcar no sangue e comer em proporções apropriadas, sempre combinados com rotinas de exercícios e atividade física, sem dúvida será a resposta ideal para refrear a diabetes que afeta a organismo.