Início Comportamento A paz de espírito de não ter nada a esconder não tem...

A paz de espírito de não ter nada a esconder não tem preço

848
0

As pessoas costumam presumir que viver em paz requer grandes somas de dinheiro, luxos materiais e um longo histórico de realizações. Mas acontece que o que é realmente importante para uma vida com tranquilidade é ter a consciência limpa, livre de culpas, mentiras e remorsos.

A paz é um sinal característico de uma vida tranquila. Mas, claro, não é algo tão simples e fácil de conseguir. Para isso, precisamos praticar a paciência, junto com a honestidade. Sempre.

Indivíduos que têm alma sincera e livre de negatividade, são capazes de enfrentar seus erros e equívocos, para tirar proveito deles de forma positiva.

Quem espera se desenvolver profissionalmente, emocionalmente e pessoalmente com tranquilidade reconhece quais ações são produtivas ou prejudiciais. Fazem isso identificando seus atributos, vantagens, defeitos, qualidades, atos e comportamentos que causam danos e benefícios a si e ao seu meio ambiente.

Paz de espírito e honestidade andam de mãos dadas

A honestidade é um passo fundamental para quem espera viver a vida com tranquilidade e sem remorsos. As pessoas honestas desenvolvem vínculos verdadeiros com as pessoas, baseados na confiança, compreensão e respeito.

O médico em psicologia experimental e neurologia da Universidade de Harvard, Joshua Greene, descobriu que aqueles que são honestos consigo mesmos e com o meio ambiente têm mais probabilidade de desfrutar suas vidas em paz.

Isso acontece porque são indivíduos que reconhecem, aceitam e melhoram suas habilidades, qualidades, atributos, falhas, desvantagens e problemas.

Desta forma, a pessoa consegue se mostrar às pessoas ao seu redor, sem a necessidade de recorrer à mentira e às falsas aparências. Também aceita com calma todos os aspectos positivos e negativos que fazem parte do seu ser, sem disfarçar nem responsabilizar os outros por seus próprios erros.

Por isso se diz que quem gosta de ser honesto consigo mesmo tem mais chance de viver em paz. 

Você é honesto consigo mesmo?

Texto originalmente publicado em mundocuriosoeinteresante e adaptado pela equipe do blog Educadores.