Início Curiosidades A mais recente receita popular para problemas intestinais: kefir de água

A mais recente receita popular para problemas intestinais: kefir de água

717
0

Em geral, os kefirs preparados graças aos grãos de kefir adicionados ao leite cru são bons para muitas doenças, especialmente problemas intestinais, por isso são recomendados com muita frequência. Mas quando aqueles que são alérgicos a leite e produtos lácteos, aqueles com intolerância à lactose ou veganos estão envolvidos, infelizmente o kefir não é uma opção.

Nesse ponto, o kefir de água entra em ação. 

Hoje vamos, portanto, contar como é possível fazer um kefir de água e quais são os benefícios dessa receita.

O que é kefir de água?

O kefir de água é uma bebida que passa pelo processo de fermentação, com propriedades probióticas assim como o kefir que conhecemos classicamente. O que o distingue de outro kefir é que ele não contém leite. Desta forma, este tipo de kefir pode ser usado por pessoas que são intolerantes à lactose, alérgicas a leite e produtos lácteos ou veganos. Além disso, como qualquer outro kefir, podemos prepará-lo em casa com as nossas mãos.

Partículas especiais de kefir de água usadas para preparar kefir de água também são formadas a partir de colônias obtidas nas proximidades de cactos do tipo opuntia. Esta bebida de kefir apenas com água é considerada uma bebida puramente à base de ervas. Para o processo de fermentação, o suporte também é obtido apenas de materiais à base de plantas. Por esse motivo, diz-se que as bactérias benéficas que ele contém são muito diferentes das do kefir do leite.

Então, como o kefir de água é fermentado em casa? Vamos explicar!

Para fazer seu próprio kefir de água em casa, primeiro você precisa obter o material conhecido como grão de kefir de água, grão de kefir de água ou fermento de kefir de água. Para isso, você pode ir atrás de lojas virtuais seguras que vendam o produto.

Ingredientes necessários para o kefir de água:

·  Frasco de vidro de boca larga

·  1 litro de água potável

·  1/4 xícara de açúcar

·  1/4 xícara de grão de kefir de água ativa

·  2 figos secos ou damascos secos ao sol

·  2-3 rodelas de limão (cerca de meio limão)

Como é feito o kefir de água?

·  Pegue o frasco de vidro esterilizado e despeje o açúcar nele, depois os grãos de kefir de água ativa.

·  Adicione seus figos ou damascos secos que você lavou e limpou bem.

·  Por fim, coloque água potável em temperatura ambiente na jarra e comece a cobrir a jarra com filme plástico e mantenha-a em um local escuro, longe da luz solar.

·  Após cerca de 24 horas, agite levemente o frasco, se houver pequenas bolhas na mistura, significa que o processo de fermentação está indo bem.

·  Recomenda-se deixar fermentar em média 36 horas a 72 horas no total. No final desse tempo, coe a mistura em uma nova jarra ou jarro de vidro. Nunca use uma ferramenta de metal para lixiviar. Filtros de plástico ou silicone farão o trabalho.

·  A parte líquida que você obteve é ​​a bebida de kefir de água que está pronta para ser bebida com prazer Você pode manter os grãos de kefir de água ativos deixados na peneira para uso posterior. 

Quais são os benefícios do kefir de água?

Por conter muitos probióticos, ele ajuda a regular a flora intestinal. Com este efeito, apoia a saúde dos intestinos e do sistema digestivo.

Também é conhecido por ser especialmente bom para quem tem problemas de estômago. Por passar pela fermentação, torna-se um nome muito ambicioso no fortalecimento do sistema imunológico. Com o sistema imunológico fortalecido,, ele protege o corpo de várias doenças, desde doenças de inverno, como gripe e resfriado, até diversos tipos de câncer.

Embora seja preparado com açúcar, torna-se uma bebida com baixo valor glicêmico, pois as bactérias benéficas usam esse açúcar no processo de fermentação. Por ser rico em ácido fólico, vitaminas B e C, tem efeito positivo na saúde em geral. Pode ser considerada uma bebida alternativa e saudável, pois pode substituir as bebidas carbonatadas.

Texto originalmente publicado em yemek e adaptado pela equipe do blog Educadores.