Início Ciência A árvore mais larga do mundo: uma única árvore que parece uma...

A árvore mais larga do mundo: uma única árvore que parece uma floresta

3190
0

No Jardim Botânico de Acharya Jagadish Chandra Bose, em Haora, índia, há uma árvore denominada como a maior árvore do mundo: espalhando-se por mais de 14 mil metros quadrados, de longe parece uma vasta floresta e, de perto, se apresenta como uma única árvore extensa. O espaço físico que ela ocupa, segundo Oddity Central, chega a ser maior que uma construção média do Walmart.

Os moradores da região acreditam que a árvore tenha cerca de 250 anos. As primeiras citações encontradas datam do século 19 e curiosamente foram registradas em um diário de viagens.

O que faz com que ela pareça uma floresta?

Vista ao longe, consegue perceber vários troncos de outras árvores. Até aí tudo normal: estamos diante de uma floresta! Mas não. Chegando mais próximo, o turista já consegue avistar que esses supostos troncos são, na verdade, raízes que descem dos galhos em direção ao solo e ali se fixam ganhando resistência. São chamadas de raízes adventícias.

Fonte: bemmaismulher.com

Durante todos esses anos de existência, a famosa árvore enfrentou muitas adversidades – e sobreviveu a todas elas. Enfrentou dois fortes ciclones em 1864 e 1867. Além disso, em 1925 seu caule foi retirado após ser infectado por fungos. Mesmo assim, com o passar do tempo, a árvore permaneceu se desenvolvendo e crescendo, sendo carinhosamente apelidada de “Árvore da Resiliência”.

Como é uma árvore bastante extensa e rara, precisa de muitos cuidados específicos. Para isso, 13 pessoas são treinadas para trabalhar cuidando dela. Para conhecê-la, é preciso ir até o Jardim Botânico que fica próximo ao centro da cidade de Kolkata, na índia.

Texto originalmente publicado em bemmaismulher e adaptado pela equipe do blog educadores.