O professor aragonês César Bona, único candidato espanhol ao Prémio Nobel do Ensino (Global Teacher Prize), assegurou que a educação nas escolas exige o envolvimento de todos e considera um erro “a frase típica” que “Na escola tu só ensina e em casa você educa.”
“A educação envolve o envolvimento de todos: nos centros os pais têm que trabalhar junto com os professores, precisam ser uma equipe”, afirmou.
Bona inaugurou o 1º Ciclo de Inovação Educativa na Faculdade de Formação de Professores, onde proferiu a apresentação “Retos y Desafios de un Maestro”, na qual descreveu sua prática pedagógica em sala de aula e como consegue envolver famílias e ambiente para melhorar o aprendizado das crianças sob sua responsabilidade.
A candidatura ao Global Teacher Prize coloca Bona como um dos 50 melhores professores do mundo. Seus alunos são crianças do 5.º ano “que são constituídas sobretudo pela curiosidade, criatividade e imaginação”, aspetos que, na sua opinião, “muitas vezes nos esquecemos na hora de educar, tanto na sala de aula como em casa”.
Ele ainda garante que as crianças têm que ter o hábito e se organizar com determinados horários para poder estudar, mas sem aquela obrigação de passar horas tentando finalizar um dever de casa, pois isso acaba fazendo com que não sobre tempo para desenvolver a criatividade e a curiosidade das crianças.
“A atitude que faz a diferença numa profissão tão valiosa como a nossa. Vamos espalhar uma atitude positiva mesmo que às vezes isso signifique navegar contra o vento.” Disse César.
Texto originalmente publicado em imageneseducativas e adaptado pela equipe do blog Educadores.