Coração: O órgão que tudo move, o motor do nosso sistema cardiovascular, de fundamental importância para o nosso corpo. Mas às vezes ele falha, e então é necessário um transplante (importantíssimo a doação de órgãos nessas horas, ein?).
Mas e se não houver um coração disponível para transplante? Foi nisso que pensaram os pesquisadores que criaram o coração artificial mais avançado do mundo finalmente aprovado para comercialização na Europa.
O coração é concebido e desenvolvido pela empresa francesa Carmat. O objeto reproduz todos os aspectos as funções do nosso órgão que bate e bombeia sangue.
A ideia não é que seja definitiva a utilização do coração artificial. Mas sim fornecer uma solução duradoura para o tratamento da insuficiência cardíaca terminal. Na verdade, funcionará como uma “ponte” em todos os casos em que os pacientes aguardam o transplante de um novo coração.
O coração artificial da Carmat é composto por 4 válvulas biológicas , na entrada e na saída, projetadas para promover o fluxo sanguíneo correto, 2 ventrículos , 2 microbombas , elementos eletrônicos, sensores, microprocessadores, uma bolsa externa e toda uma série de componentes que o tornam biocompatível ao máximo.
Incrível, não é?
Texto originalmente publicado em curioctopus e adaptado pela equipe do blog Educadores.