O tomate tem sua origem na região atual do México e foi se espalhando pelo resto do continente com o passar do tempo. Já atualmente, é um dos alimentos mais consumidos e desejados nas cozinhas. Ele pode ser usado para os mais diversos fins, e pode ser encontrar em tipos diferentes como tomate redondo,t omate caqui, etc.
Mas os tomates adquiridos em mercados tradicionais, hoje possui pouco menos da metade dos nutrientes presentes em um tomate de 30 anos atrás. E porquê? Por causa dos métodos de agricultura que foram modificados ao longo do tempo, e hoje há o uso exacerbado de agrotóxicos e insumos agrícolas. Uma forma de combater esse problema é o plantio caseiro do tomate. Já tentou?
Vamos trazer aqui como você pode fazer isso na sua casa.
Espaço
Você pode plantar em pequenos vasos e canteiros,. Eles não necessitam de grandes áreas para que se desenvolvam com vigor.
Clima
O tomate não suporta temperaturas muito frias. A temperatura ideal para cultivar o tomate é entre 20°C a 26°C. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 35. No caso de regiões com problemas de temperatura, é possível cultivá-los em estufas.
Luminosidade
o tomateiro requer um pouco mais de atenção neste caso. Ele precisa de alta luminosidade e com luz do sol de maneira direta por, no mínimo, 6 horas diárias.
Solo
Para plantações em larga escala, recomenda-se cuidar do solo pelo menos cinco meses antes da implantação da cultura. O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada de cima precisa estar bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas.
Irrigação
Os tomateiros devem estar sempre bem irrigados, no entanto a irrigação em demasia prejudica o desenvolvimento da planta. É interessante, nesse caso, que se utilize os irrigadores automáticos – se você julgar necessário.
Plantio
Recomenda-se que se realize pequenas mudas do tomateiro antes de colocá-lo no solo. Em uma sementeira, coloque de duas a cinco sementes em cada buraco, com cerca de 1cm de profundidade. Caso opte por tomates menores ou do tipo anão, faça o plantio diretamente no vaso ou na jardineira escolhida.
Transplante de muda
As mudas estarão prontas para o transplante quando estiverem com aproximadamente 4 folhas consolidadas e após o fortalecimento dos pequenos tomateiros é necessário transplantar as mudas.
Mas qual o espaçamento que devemos deixar: Isso varia de acordo com a variedade de tomate. Mas o espaçamento mínimo recomendado entre cada planta é de 50 cm, podendo chegar até 1,6 m. No caso de plantas anãs ou de tomate cereja o espaçamento de 30 cm é suficiente.
Colheita
A colheita dependerá do tipo de tomate plantado. Tomates com crescimento regular do tipo determinado, que crescem em moitas e dão frutos em menos tempo, poderão ser colhidos entre 7 e 8 semanas.
Tomates maiores, com crescimento do tipo indeterminado podem demorar entre 10 e 16 semanas para amadurecerem.
O destino do tomate também influencia no tempo de colheita: caso o tomate seja revendido para regiões próximas, é importante colhê-lo já maduro, com uma quantidade maior de nutrientes. Já se o tomate precise percorrer longas distâncias, recomenda-se colher o tomate no começo do amadurecimento para que ele não estrague até chegar ao consumidor final.
Texto originalmente publicado em ciclovivo e adaptado pela equipe do blog Educadores.