Todos nós temos um conhecimento mais ou menos básico de como prestar primeiros socorros. Mas nossos reflexos de resgate são realmente os corretos? Vamos te mostrar alguns erros perigosos que devemos evitar nessas circunstâncias. Veja!
Se cobrir muito quando você está com febre alta
Quando você está doente, com febre e calafrios, isso significa que sua temperatura corporal está subindo. Se você se cobrir ainda mais, a febre aumentará. Esqueça suas camisas e colchas.
Nunca coloque nada na boca de alguém que está tendo uma convulsão.
Você pode quebrar seus dentes acidentalmente. Se você quiser intervir, basta pegar algo macio, como um travesseiro ou uma peça de roupa, e colocá-lo atrás da cabeça para que ela possa evitar uma concussão. Quando as crises terminarem, coloque a pessoa em uma posição lateral segura.
Não coloque creme imediatamente na queimadura
Quando você se queima, a pele recebe um excesso de calor que penetra nos tecidos. A melhor coisa a fazer nessa situação é mergulhar a área afetada em água fria por 15 minutos. Isso permitirá que você elimine o excesso de calor. Não aplique o creme imediatamente após a queimadura, você pode criar um efeito estufa e piorar a sua situação.
Não tente mover alguém que tenha sofrido um acidente e possa se ferir.
Em caso de acidente, não toque na vítima nem tente tirá-la do carro por conta própria, pois poderá feri-la ainda mais. No entanto, a regra deve ser revista em caso de incêndio no veículo. Aqui está como você deve proceder:
- Chame uma ambulância
- Se possível, remova a ignição e desconecte a bateria.
- Tente parar o sangramento
- Apoie psicologicamente a pessoa falando com ela
Não dê tapinhas nas costas de alguém que está sufocando
Há uma boa chance de que o obstáculo se insira ainda mais fundo. É melhor ajudar a pessoa a se inclinar para a frente, dizendo-lhe para respirar lentamente. Isso tornará a tosse mais intensa e o que quer que esteja bloqueando as vias aéreas pode sair.
Não esfrega partes do corpo congeladas
Quando você esfrega membros congelados, você danifica os capilares e piora a situação. Também evita água quente. Se você está congelado, deve aquecer seus membros aos poucos e não repentinamente. Mergulhe as mãos em água fria e aumente gradualmente a temperatura.
Avalie seus pontos fortes e use a lógica antes de resgatar alguém
Primeiro, certifique-se de que não haja perigo para você. Se você tem certeza de que pode controlar a situação, ajude a vítima.
CUIDADO: no caso de uma pessoa eletrocutada, se você tocá-la, você será o segundo a se ferir. Neste caso específico, você deve desconectar a fonte de eletricidade e empurrar os fios para longe da pessoa com um objeto de madeira.
Texto originalmente publicado em sympa-sympa e adaptado pela equipe do blog Educadores.