Início Bem estar 12 alimentos saudáveis ricos em antioxidantes

12 alimentos saudáveis ricos em antioxidantes

576
0

Os antioxidantes são compostos produzidos em seu corpo e encontrados nos alimentos. Eles ajudam a defender suas células de danos causados ​​por moléculas potencialmente prejudiciais conhecidas como radicais livres.

Quando os radicais livres se acumulam, eles podem causar um estado conhecido como estresse oxidativo. Isso pode danificar seu DNA e outras estruturas importantes em suas células.

Felizmente, comer uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a aumentar os níveis de antioxidantes no sangue para combater o estresse oxidativo e reduzir o risco de doenças.

Aqui estão os 11 principais alimentos saudáveis ​​com alto teor de antioxidantes.

CHOCOLATE AMARGO

O chocolate amargo é delicioso, nutritivo e uma das melhores fontes de antioxidantes. De um modo geral, quanto maior o teor de cacau, mais antioxidantes o chocolate contém

Nozes

Ricas em minerais, gorduras saudáveis ​​e antioxidantes. Eles também podem ajudar a aumentar os níveis de antioxidantes no sangue e reduzir o colesterol ruim.

MIRTILOS

Os mirtilos estão entre as melhores fontes de antioxidantes na dieta. Eles são ricos em antocianinas e outros antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e retardar o declínio da função cerebral que ocorre com a idade.

MORANGOS

Como outras frutas, os morangos são ricos em antioxidantes chamados antocianinas, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

ALCACHOFRAS

Alcachofras são vegetais com alguns dos mais altos níveis de antioxidantes, incluindo ácido clorogênico. Seu conteúdo antioxidante pode variar com base em como são preparados.

FRAMBOESAS

As framboesas são nutritivas, deliciosas e repletas de antioxidantes. Como mirtilos, eles são ricos em antocianinas e têm efeitos antiinflamatórios no corpo.

COUVE

A couve é uma das verduras mais nutritivas do planeta, em parte porque é rica em antioxidantes. Embora a couve comum seja rica em antioxidantes, as variedades vermelhas podem conter quase o dobro.

REPOLHO ROXO

O repolho roxo é uma forma deliciosa de aumentar a ingestão de antioxidantes. Sua cor vermelha vem de seu alto teor de antocianinas, um grupo de antioxidantes que tem sido associado a alguns benefícios impressionantes para a saúde.

FEIJÃO

O feijão é uma forma barata de aumentar a ingestão de antioxidantes. Eles também contêm o antioxidante kaempferol, que foi associado a benefícios anticâncer em estudos com animais e em tubos de ensaio.

BETERRABA

A beterraba é uma ótima fonte de fibra, potássio, ferro, ácido fólico e antioxidantes. Eles contêm um grupo de antioxidantes chamados betalaínas que têm sido associados a impressionantes benefícios à saúde.

ESPINAFRE

O espinafre é rico em nutrientes, rico em antioxidantes e pobre em calorias. É também uma das melhores fontes de luteína e zeaxantina, que defendem os olhos dos radicais livres.

Texto originalmente publicado em healthline e adaptado pela equipe do blog Educadores.