Açafrão: conheça mais sobre este tempero
O açafrão é um tempero que vem sendo utilizado pela humanidade há mais de 4000 anos. Este tempero é cultivado há tanto tempo que não há como dizer exatamente a origem do seu nome. Acredita-se, inclusive, que os desenhos encontrados em algumas paredes de cavernas neolíticas tenham sido feitos com o açafrão. Afinal, o açafrão não serve apenas como tempero, mas também como um excelente corante resistente.
O uso de açafrão
Açafrão é um tempero amargo, aromático e picante, podendo ser amplamente usado na culinária. Já na medicina, o tempero é utilizado para fazer tinturas e colírios.
Composição e propriedades úteis do açafrão
O açafrão contêm açafrão, pineno, pinheiro, cineol, tiamina, riboflavina, flavonóides, glicosídeos, vitaminas, borracha, óleos gordurosos, açúcar, fósforo e sais de cálcio. Já para dar a coloração do açafrão, há a presença de carotenóides, licopeno, crocósido glicosídeo, alfa e beta-caroteno.
O açafrão é muito usado para aumentar o apetite e melhorar a digestão. Sendo assim, ele é recomendado para problemas relacionados com exaustão, anorexia, apetite reduzido e distúrbios do trato gastrointestinal. Também auxilia no bom funcionamento coração, fígado, estômago e órgãos respiratórios. É famoso por ajudar a limpar os rins e estimular o seu trabalho. O açafrão possui efeito diurético, diaforético e colerético e pode e deve ser usado para infecções virais respiratórias agudas, mau funcionamento da vesícula biliar e inflamação do sistema geniturinário.
O açafrão também possui efeitos benéficos no sistema nervoso, como: calmante, tonificante, melhora o desempenho e a concentração. O incenso com sabor a açafrão é usado para aumentar o humor, aliviar a tensão e o estresse nervoso, aumentar a libido.
Açafrão: contra-indicações
O açafrão não deve ser consumido por mulheres gravidas: o tempero pode ocasionar parto prematuro ou aborto espontâneo.
Pessoas hipertensas, diabéticas, com doenças cardíacas: Curativos que utilizam as propriedades do açafrão são contraindicados em pacientes com hipertensão, diabetes e certas doenças do coração e vasos sanguíneos.
Curiosidades sobre o açafrão
Cleópatra adorava tomar banho de açafrão antes de um encontro romântico;
Em 1649, o herbalista europeu Kulpepper declarou que a ingestão de açafrão em grandes quantidades muito pode causar a morte;
A junção de açafrão com leite quente promove o crescimento dos tecidos cerebrais e melhora a memória;
A mistura de açafrão com mel ajuda a quebrar pedras nos rins;
Em mais de 4000 anos de uso do açafrão, foi descoberto sua eficácia em 90 doenças diferentes;
Inalar o aroma de açafrão pode ser benéfico para o sistema respiratório e ajuda a adormecer;
O açafrão, quando ingerido com vinho, ocasiona e intensifica uma intoxicação;
O excesso de açafrão na culinária pode não só deixar a comida amarga, mas também levar ao envenenamento.
Fonte: optom