Saiba quais são os benefícios do mel para a saúde
O mel é um super alimento que, quando ingerido com sabedoria e moderação, pode beneficiar a saúde de muitas maneiras. Sendo assim, o que aconteceria se consumíssemos mel diariamente? Vejamos a seguir.
Conforme algumas crenças populares, ingerir mel todos os dias pode auxiliar na obtenção de inúmeros benefícios. Os principais são os seguintes:
1. Melhora a saúde da pele
Por conter diversos nutrientes, como enzimas, vitaminas, minerais e antioxidantes, se você comer um pouco de mel todos os dias, substituindo o açúcar ou outros adoçantes, você estará beneficiando a saúde da sua pele.
O mel contém propriedades hidratantes e antibacterianas que podem auxiliar na obtenção de uma pele mais saudável e livre de impureza.
Conforme muitos estudos, o mel contribui no tratamento de inúmeras condições dermatológicas.
2. Pode ajudar a parar com o açúcar e perder peso
Quando você substitui o açúcar pelo mel e descarta da sua dieta bolos, doces e produtos relacionados, você irá conseguir emagrecer mais facilmente.
Conforme um estudo realizado com ratos, o mel pode auxiliar na redução da adiposidade em indivíduos com uma dieta rica em gordura.
3. Diminui os níveis de colesterol
Conforme estudos, o mel ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos, colesterol sérico e lipoproteína.
4. É benéfico para a saúde cardiovascular
Conforme um estudo publicado em 2010, os antioxidantes localizados no mel colaborariam para a saúde cardiovascular.
Os especialistas da Fundação Espanhola do Coração sugerem que o mel é uma fonte de energia, já que é rico em açúcar e frutose. E afirmam que “os diabéticos também podem incluí-lo em sua dieta, desde que equilibrem as porções de açúcar com doses de insulina”.
5. Melhora a sua memória
Conforme estudos, o mel Koompassia excelsa (mais conhecido como mel tualang) beneficia as áreas do cérebro que possuem relação com o aprendizado. Além disso, ele pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e promover o equilíbrio hormonal. Sendo assim, acredita-se que comer esse mel em particular melhoraria os processos de aprendizado e memória.
6. Pode ajudar a dormir melhor
O mel, quando ingerido, aumenta o nível de insulina no sangue, que por sua vez, libera serotonina e o corpo a transforma em melatonina. Melatonina é um hormônio que nos ajuda a dormir mais rapidamente e, sendo assim, nos ajuda a descansar em segurança.
7. Melhora a digestão
O consumo de mel facilita os processos de digestão e, desta forma, evita o aparecimento de desconfortos estomacais comuns, como dor abdominal e o inchaço. Porém, não foram realizados estudos que validem essa afirmação.
8. Reduziria a ansiedade
Por conter polifenóis, alguns estudos apontam que o mel pode ser um alimento benéfico em caso de depressão e ansiedade. Porém, especialistas afirmam que seria necessário ir mais além nos estudos.
9. Promove o bom funcionamento do intestino
Da mesma forma que o mel favorece a digestão, ele também pode auxiliar na regulagem do trânsito intestinal.
Conclusão
O especialista em Dieta e Nutrição, Julio Basulto, ressalta que o mel é um alimento que proporciona calorias vazias e, sendo assim, é necessário consumi-lo com moderação. E apesar do mel conter muitas propriedades e benefícios, deve-se lembrar que estes estão presentes em quantidades mínimas deste alimento.
Fonte: melhorcomsaude