Apesar da redução de sua presença nos mercados por alguns anos, as embalagens retornáveis podem retornar como uma medida de proteção ambiental.
O retorno das embalagens de retornáveis é uma das alternativas planejadas como estratégia para enfrentar o uso de plástico e outros materiais difíceis de reciclar.
Embora nas últimas décadas tenha havido uma diminuição na presença de embalagens retornáveis em mercados e armazéns. Na realidade, essas embalagens representam uma das melhores soluções propostas para reduzir a presença de plástico no ambiente.
Desde que comparado aos recipientes de plástico – normalmente destinados apenas para uso único – o recipiente de vidro retornável foi criado para ser reutilizado em várias ocasiões. Um fator importante ao comparar os efeitos de ambas as opções no meio ambiente e a poluição gerada.
Especialmente considerando o inegável impacto negativo e a poluição derivados do excesso de produtos plásticos na Terra e seus efeitos nas mudanças climáticas. Um estado que embalagens retornáveis poderiam ajudar a reduzir, ao retornar ao consumo comum.
Contêineres retornáveis: um retorno que poderia contribuir para o cuidado do planeta
Os recipientes retornáveis em comparação com seus pares de plástico representam certamente uma solução mais ecológica. Como em certas condições, ele pode emitir até 80% menos gases de efeito estufa do que uma garrafa de uso único.
Além disso, seu recurso mais destacado está na sua reutilização, pois eles podem ser usados novamente até 20 vezes. Em comparação com outros pacotes, que após o uso devem ser descartados imediatamente. Portanto, uma taxa de reciclagem de vidro é estimada em 65%.
Esses valores influenciam diretamente a população, e cada vez mais cidadãos preferem recipientes retornáveis em vez de plásticos. Uma decisão que levou grandes marcas internacionais de refrigerantes, água e leite a oferecer novamente suas apresentações em recipientes de vidro retornáveis.
Fonte: https://ignisnatura.org/