Início Curiosidades Menos transtornos psiquiátricos na infância em um ambiente natural.

Menos transtornos psiquiátricos na infância em um ambiente natural.

1183
0

Pesquisadores dinamarqueses estabeleceram que, quanto mais as crianças são cercadas pela natureza durante a infância, menor a probabilidade de desenvolverem doenças mentais na adolescência. Dependendo dos casos estudados, isso pode aumentar em até 55% o risco. Mas qual pode ser o elo entre o meio ambiente e a possível aparência de distúrbios psiquiátricos?

Evidências dos efeitos da natureza na saúde mental das crianças

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas, e isso está aumentando. Viver na cidade ou nas imediações fornece acesso a melhores cuidados e melhor educação. No entanto, também tenderia a sofrer de ansiedade com mais frequência. Para medir o impacto da natureza na saúde mental das crianças, pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, analisaram fotos de satélite das áreas de residência de aproximadamente um milhão de dinamarqueses tiradas entre 1981 e 2013. Eles em seguida, comparou a presença de espaços verdes aos riscos de diagnóstico de 16 doenças mentais na adolescência nas áreas estudadas.

Os resultados mostram que, para certas doenças, apenas a presença de espaços verdes poderia justificar seu menor desenvolvimento (15% a 55%, dependendo do caso). De fato, mover-se, tomar ar fresco, explorar livremente, tudo isso funciona para criar boas conexões neurais, especialmente durante a infância. Assim, os espaços verdes teriam uma ação benéfica na saúde mental, proporcionando um espaço de jogo menos poluído e menos barulhento.

Os benefícios da brincadeira na natureza são sentidos em transtornos de humor, depressão, sintomas psicossomáticos e efeitos devido ao estresse.

Certamente, esses resultados foram ponderados e outros fatores de risco, como status socioeconômico, saúde mental dos pais ou idade foram descartados. Além disso, a presença da natureza não teria efeitos significativos nos riscos de uso de substâncias viciantes, distúrbios de personalidade ou retardo mental.

Algumas maneiras de aproximar nossos filhos da natureza

Nem todo mundo tem a possibilidade ou o desejo de viver no campo e ter um jardim. Felizmente, mesmo aqueles que vivem na cidade podem encontrar a natureza perto de casa e aproveitar o tempo com a família ao ar livre .

E se você não pode ir à natureza, leve-o para sua casa! Uma atividade que as crianças adoram é fazer desenhos com materiais encontrados na natureza . Uma boa maneira de continuar curtindo as descobertas feitas durante os passeios, mesmo quando não é possível sair para o exterior.

Uma infância em contato com animais também ajuda a reduzir o estresse

Outro estudo, americano, concluiu que o contato regular com animais com pêlo desempenha um papel na ausência de desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos. O gerente? O sistema imunológico, que quando confrontado com mais patógenos em animais, desenvolveria melhores capacidades de resistência ao estresse,e, portanto, os distúrbios resultantes, como depressão ou distúrbios de humor. Então, por que não optar por uma estadia em família na fazenda para as suas próximas férias? Você será beneficiado em todos os níveis: aproximando-se da natureza e entrar em contato com os animais.

Fonte: natura-sense