Início Educação 6 coisas que vão te deixar feliz quando seus filhos atingirem...

6 coisas que vão te deixar feliz quando seus filhos atingirem a adolescência.

1013
0

A temida adolescência … chegará, garanto que chegará, mas a verdade é que você não deve se preocupar muito se tiver preparado bem o caminho. Os adolescentes, com todas as suas peculiaridades, são o reflexo da educação que receberam na infância. Por isso, mais do que se preocupar com a edolescência, é importante estabelecer uma boa base para o seu desenvolvimento e manter um bom relacionamento desde a primeira infância, que varia de 0 a 6 anos.

1-Deram-lhes muito amor em todas as suas formas

Não há nada mais positivo em criar crianças e adultos felizes com boa auto-estima do que dar amor a seus filhos. Em qualquer idade Atenda às suas necessidades o tempo todo. Beijos, braços e mais abraços quando são mais jovens e, à medida que envelhecem, interessam-se por suas coisas, ouvem-nas e passam um tempo com elas. É uma receita simples, mas requer tempo e energia que às vezes não temos, mas mesmo que seja um trabalho árduo, é o melhor investimento para o seu futuro.

Os limites e normas são fundamentais para o desenvolvimento do autocontrole, algo que o ajudará muito na adolescência.

2-Tendo estabelecido limites e normas

Uma vez que as crianças saem de sua sala para o parquinho, elas encontrarão regras que devem respeitar. As regras da casa ajudam a criar rotinas, ordenam-nos, deixam-nos menos irritados e permitem que a criança se sinta mais segura. Converse com seus filhos, explique as coisas para eles e gradualmente estabeleça padrões de bom senso. Se forem colocadas abruptamente ou com autoridade, podem ser um rolo, mas se as colocarmos gentilmente e com consenso, ajudarão a todos nós a nos sentirmos respeitados.

3- Eduque-os do seu jeito

Uma pergunta que sempre me fazem nas conferências é a seguinte: “Mas se seus amigos fazem isso … Como vou dizer não?” Seu filho tem 18 anos e um amigo que bebeu mais algumas bebidas propõe pegar o carro e ir para outro bar para outra cidade dirigindo. Ou isso propõe fumar um baseado, ou uma linha de cocaína … Possivelmente, há outros amigos que irão para o carro sem pensar e sem questionar o que o grupo faz. Você quer que seu filho seja um desses? Ou você preferiria, naquele momento, ter seu próprio modo de pensar e decidir? Se você quer que seu filho seja capaz de tomar suas próprias decisões quando adolescente, é melhor educá-lo à sua maneira,

4-Avaliaram suas opiniões

Seus filhos terão que enfrentar o mundo real do instituto, da universidade ou do mundo do trabalho. Eles terão que tomar centenas de pequenas decisões todos os dias para poder realizar no estudo, nos exames, tomar decisões vocacionais e interagir no ambiente de trabalho. Tudo isso requer grandes doses de autoconfiança e, para isso, é importante começar de pequeno. Escutando o que eles têm a dizer, valorizando suas opiniões e, na medida do possível, deixando-os seguir o caminho das pequenas coisas da vida cotidiana, para que possam confiar em si mesmas nas grandes decisões que o futuro trará. Deixe-os decidir quanto querem comer, que roupas querem vestir e o que e com quem querem brincar.

A comunicação com os pais é essencial para ajudar o adolescente a reduzir a ansiedade e o estresse. Deixar um espaço livre de celular na família ajudará a deixar os canais de comunicação abertos para que eles possam entrar em contato com você.

5-Deixando o telefone fora da mesa de comer

Se sabemos algo sobre a aprendizagem, é que as crianças replicam o que vêem nos pais. Se você deseja que seus filhos possam compartilhar um jantar com você ou uma refeição com seus amigos ou namorados sem olhar para o telefone o tempo todo, é importante que você comece a dar o exemplo, porque eles são muito jovens. Na mesa nada móvel.

Educar seus filhos de maneira positiva, valorizando suas opiniões, direcionando-os sem forçá-los, estabelecendo regras e limites com respeito é a chave mais importante para ajudá-los a ter boa auto-estima e bom relacionamento consigo mesmos e com você.

6- Os educou com respeito

Se algo caracteriza a adolescência são as mudanças hormonais que ocorrem. Essas mudanças fazem com que todos se interessem em fazer parte de um grupo de amigos e procurando um parceiro, mas também tendo mais dificuldades para controlar suas emoções. Tendo sido capazes de educá-los desde a infância de maneira positiva e respeitosa, sem gritar, punir ou ameaçar, sabemos que é o fator mais importante na prevenção de problemas de comportamento e agressividade para com os pais durante a adolescência. É lógico, você não acha?

Se você leu cada um desses pontos com atenção, perceberá que semeia quando as crianças vão influenciar de maneira muito poderosa seu modo de ser, de se relacionar e interagir com você na adolescência e na vida adulta. É por isso que todos os dias no mundo mais pais e mães estão interessados ​​em educação positiva .

Educar de maneira positiva significa educar com respeito, bom senso, estabelecendo normas na família e fazendo com que sempre se apliquem de maneira positiva.

Por Álvaro Bilbao

Fonte: alvarobilbao