Início Comportamento 9 ingredientes secretos para cultivar suas plantas

9 ingredientes secretos para cultivar suas plantas

441
0

Os ingredientes que adicionamos à nossa terra são essenciais para podermos cultivar plantas e manter um jardim em belas condições. Existem muitos truques que os jardineiros de sucesso usam para garantir que seus jardins floresçam, e todos eles têm a ver com um conceito simples: o fertilizante que usam em suas plantas.

Ingredientes importantes para o crescimento de nossas plantas

Cinza de madeira

Em primeiro lugar, seu alto conteúdo alcalino o torna perfeito para neutralizar solos ácidos.

Além disso,  é uma excelente fonte de cal e potássio , dois nutrientes altamente benéficos para as plantas.

É importante observar que as cinzas de madeira produzem soda cáustica e sais quando molhadas, por isso é melhor usá-las levemente dispersas em pequenas quantidades, pois uma pequena quantidade desses elementos provavelmente não prejudicará as plantas. 

Cascas de banana

As cascas de banana contêm potássio, fósforo, cálcio e magnésio, todos estes ingredientes altamente benéficos para as nossas plantas, tal como o são para nós.

O potássio beneficia as plantas no crescimento de caules mais fortes, o fósforo ajuda a produzir raízes e brotos saudáveis ​​e é essencial para a produção de flores, pólen e frutas, o cálcio é importante para o desenvolvimento adequado da raiz e do caule e o magnésio apóia a fotossíntese saudável.

Corte as cascas e adicione-as diretamente ao redor do solo ao plantar tomates, roseiras e pimentões verdes para enriquecer o solo e fortalecer suas plantas.

Adubar chá para fortalecer suas plantas

O chá de composto é feito embebendo o composto em água.  Em seguida, adicione melaço sem enxofre como fonte de alimento para microorganismos benéficos e areje a solução por alguns dias. Isso cria um “chá” que contém milhares de microorganismos saudáveis.

Quando pulverizados no jardim, os microorganismos benéficos do chá irão impedir que os causadores de doenças, melhorando assim a saúde de suas plantas.

Água do aquário

Se você tiver um aquário, convém reconsiderar a descarga da água velha pelo ralo ao limpá-lo. Essa água contém resíduos e bactérias que são prejudiciais aos peixes, mas benéficas para as plantas.

As limitações importantes são que essa água só deve ser doce (não salgada), e só deve ser aplicada em plantas ornamentais, não comestíveis.

Café em grão

Em vez de jogar fora os grãos de café velhos depois de preparar sua xícara matinal, guarde-os para o jardim. O café moído contém quantidades significativas de cálcio, potássio, nitrogênio e fósforo para impulsionar o crescimento das plantas.

Cascas de ovo

alto teor de cálcio nas cascas dos ovos os torna um excelente alimento para as plantas . Basta lavá-los, moê-los e adicioná-los a plantas que geralmente têm deficiência de cálcio, como os tomates.

Ervas e chás para suas plantas

Não jogue fora saquinhos de chá ou envelopes. Adicioná-los ao solo pode ajudar na drenagem do solo e na aeração saudável das raízes das plantas, além de ajudar o solo a reter umidade e nutrientes.

Seu alto teor de nitrogênio também é ótimo para as plantas, junto com uma série de outros nutrientes que são gradualmente liberados no solo.

Texto originalmente publicado em lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.