Início Bem estar 8 sintomas de depressão que você precisa estar atento

8 sintomas de depressão que você precisa estar atento

728
0

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge hoje 300 milhões de pessoas em todo o mundo. E infelizmente os sintomas passam despercebidos muitas vezes.

Por isso hoje vamos citar 8 sintomas que você precisa saber para permanecer atento:

1. Tristeza profunda

Quem sofre de depressão, costuma sentir por, pelo menos, duas semanas uma tristeza contínua e tem pensamentos repetitivos sobre a razão da tristeza.

2. Problemas de sono

É comum ter insônia quando se sofre de depressão. Além disso, também há aqueles que dormem o dia inteiro e não sentem a mínima vontade de sair da cama.

3. Perda de interesse em atividades favoritas

 Geralmente, os pacientes com depressão preferem ficar em casa do que fazer qualquer outra atividade.

4. Mudança no apetite

Acontece das duas formas: ou se come muito, ou não se come nada. Os dois extremos podem indicar depressão.

5. Insegurança

Medo, insegurança, desesperança, desespero, negativismo, desamparo e frustração: são todos sentimentos de insegurança. Depressivos costumam senti-los com freqüência.

6. Cansaço

Com a queda dos neurotransmissores – uma característica da depressão – pode haver sensação de cansaço, fraqueza e falta de ânimo.

7. Irritabilidade

Esse é frequentemente ignorado, pois muitas pessoas associam depressão apenas com tristeza. Mas é fato que pessoas com depressão também se apresentam frequentemente irritadas.

8. Pensamentos de morte

Pessoas com depressão podem apresentar desejos de morrer e ter pensamentos suicidas. É IMPRESCINDÍVEL o acompanhamento médico, independente do nível da doença. Se você possui os sintomas citados e sente que precisa de ajuda, não hesite em procurá-la

Texto originalmente publicado em catracalivre e adaptado pela equipe do blog Educadores.