Início Comportamento 7 tipos de amigos falsos que precisamos saber reconhecer

7 tipos de amigos falsos que precisamos saber reconhecer

456
0

Ninguém merece amizade falsa, não é? E o pior é que existem muitas por aí. Assim como existem diversos tipos de amigos (afinal, somos seres muito diferentes entre si), também existem muitos falsos amigos. Hoje vamos falar de 7 tipos que consideramos os importantes que você reconheça. Vamos lá?!

7 TIPOS DE AMIGOS FALSOS

1. O alpinista social

Esses são uns dos primeiros que encontramos por aí. Acontece lá no ensino fundamental e médio, época da escola. Mas também pode acontecer na universidade e trabalho.

Esse tipo é aquele que constroem laços objetivando ascenção social. Ou seja: são seus amigos para ganhar posições – seja no grupo de amigos, seja no trabalho. É comum que na fase escolar essas pessoas busquem uma aproximação com os alunos mais populares ou com aqueles tiram as melhores notas.

2. O amigo que está nos bons momentos e some nos ruins

Esse certamente você deve ter conhecido. Você deve lembrar daquele amigo que estava com você em festas, em momentos de alegria, mas te virava as costas quando você precisava de consolo, ou quando você estava encurralado em alguma situação.

3. O buscador de erros, aquele que julga

Esse amigo é aquele que procura seus erros e reafirma eles para você. É interessante que nossos amigos saibam nos ouvir e salientar nossas qualidades, compreender nossos erros e nos incentivar a superá-los e melhorarmos como pessoas. Mas o amigo falso faz o contrário: ele faz você voltar para casa se sentindo pior ainda, e tudo isso apenas para que ele mesmo se sinta bem criticando seus pontos fracos.

4. O amigo que inveja em silêncio ou descaradamente

A inveja é um dos piores sentimentos. Uma pessoa invejosa é incapaz de ter um relacionamento verdadeiro, pois não consegue ter empatia pelos outros – ou seja, não se sente feliz pela conquista dos outros, apenas sente inveja.

Esses amigos tanto podem expressar explicitamente seu descontentamento e inveja, como podem expressar palavras contrárias e sentir a inveja em silêncio. Nesse segundo caso é extremamente importante estar atento e reconhecer quando as palavras de incentivo são falsas – como “nossa, você tem muita sorte” ou “Você faz tudo certo, não é?”. “Essas coisas s´acontecem com você, comigo nunca”.

5. O que quer que as coisas deem certo para você, mas não melhor do que para ele

Esse é uma sequencia do amigo invejoso. É possível que o amigo invejoso também seja assim, aquele que até quer que você se dee bem, mas nunca melhor que ele.

Por traz de amigos assim, há uma clara baixa auto-estima. As pessoas assim não conseguem ser felizes como são, sempre se comparam aos demais e se sentem infelizes por não serem como outros são.

6. O rival disfarçado de “melhor amigo”

Esse é extremamente perigoso. Nesse caso, se você comprar algo novo, seu amigo vai comprar algo igual mas melhor. Se você começar uma academia, seu amigo vai começar e tentar superar seus progressos. A idéia desse “amigo” é sempre superar você. Ou seja: ele é seu RIVAL.

7. O que manipula

Esse é outro muito perigoso, mas apenas se você não perceber. Existem pessoas que, de fato, são amigas mas também são manipuladoras. Muitas pessoas manipuladoras assim são sem nem perceber. Mas Também há as manipuladoras maldosas, ou seja, aquelas que manipulam intencionalmente.

Essa amiga ou esse amigo irá se fazer de vitima pra você. Pode fazer chantagem emocional e até mesmo mentir.

Acabar com esse tipo de relação pode ser difícil. Mas acredite: não é mais difícil que conviver e caminhar lado a lado com alguém que quer o seu mal.

Texto originalmente publicado em amenteemaravilhosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.