Início Comportamento 6 sinais sutis de que um narcisista está manipulando você

6 sinais sutis de que um narcisista está manipulando você

763
0

A manipulação é algo que, por natureza, nós não percebemos. É muito difícil nos darmos conta de que estamos sendo manipulados – mas acontece! Por isso viemos hoje indicar 6 sinais sutis de que algum narcisista está manipulando você. Vamos?

1. Eles são excessivamente agressivos.

Eles podem usar a agressão física para expressar sua raiva. Pode começar pequeno e sutil, como um empurrão suave. Ou até segurar seu pulso enquanto você está tentando se afastar e se recusar a deixá-lo ir.

Eles também pode direcionar sua agressão física para a casa, animal de estimação ou ambiente. Eles podem quebrar um prato, socar a parede ou chutar o cachorro, por exemplo.

2. Eles colocam você no chão.

Embora pareçam que estão tentando te levantar, eles fazem pequenos comentários negativos que o rebaixam.

Se você recebeu uma promoção no trabalho, eles podem dizer algo como: “Oh, com quanto tempo você está na empresa, pensei que já estaria acima disso.” Coisas que parecem pequenas, que são ditas em tons de brincadeira, mas que estão te influenciando a pensar mal de si mesmo.

3. Eles colocam os outros contra você.

Se você está tendo uma discussão ou até mesmo uma pequena discordância com alguém, eles vão convencer outra pessoa de que está certa e usar essa pessoa para ganhar de você, especialmente em ambientes públicos, onde você evitará chamar atenção com discussões acaloradas.

4. Eles identificam suas inseguranças.

Eles conhecem suas inseguranças e as usam contra você, mas de maneiras sutis. Se você estiver inseguro quanto à gordura do estômago e perguntar: “Esse vestido me deixa gorda?” Eles podem responder: “Não, ele esconde sua barriga muito bem.” Esta resposta visa sua insegurança, mas eles podem inocentemente interpretá-la como uma resposta à sua pergunta.

5. Eles concentram todas as conversas neles mesmos.

Se você tentar falar sobre algo com eles, eles sempre voltam a falar sobre eles mesmos. No começo, podem fazer isso com menos freqüência, mas depois de um tempo se torna algo muito predominante – e você, já manipulado, se quer percebe.

6. Eles sempre se fazem de vítima e tudo é culpa sua.

Eles não podem fazer nada errado e, mesmo quando fazem algo errado, a culpa é sua.

Um exemplo é um casamento com alguém narcisista. Se você está em um relacionamento com um narcisista e passa pelo telefone deles e vê que eles estão te traindo, se você os denuncia, eles vão culpar você por não confiar neles e por usar o telefone.

Liberte-se da manipulação.

Se você acha que está sendo manipulado por um narcisista, é importante buscar o apoio de outras pessoas ou até mesmo buscar ajuda profissional. É normal interromper um relacionamento com alguém que está manipulando você, mas você tem que lembrar que o narcisismo é um verdadeiro transtorno de personalidade e eles não vão levar isso levianamente e vão tentar enchê-lo de uma culpa imensa.

Texto originalmente publicado em higherperspectives e adaptado pela equipe do blog Educadores.