Início Bem estar 5 hábitos sutis de pessoas que ocultam sua depressão

5 hábitos sutis de pessoas que ocultam sua depressão

183
0

Reconhecer a depressão em seus entes queridos ou mesmo em você mesmo pode ser um momento decisivo para aqueles que precisam de ajuda. Muitas vezes a depressão não traz sintomas óbvios ou, por estarmos imersos em rotinas aceleradas, não percebemos os sinais.

Veja, abaixo, 5 sinais de que alguém está lutando contra a depressão – e é bom em mascará-la.

1. Eles demonstram profunda empatia.

Pessoas que mascaram sua depressão freqüentemente expressam sua mágoa por meio da mágoa de outras pessoas. Eles expressam e demonstram profunda empatia.

Se uma tragédia ocorrer a outra pessoa, ela pode assumir essa tragédia como se fosse sua e sentir a dor como se ela estivesse acontecendo com ela. É uma simpatia exagerada.

2. Eles passam a maior parte do tempo sozinhos.

Pessoas com depressão costumam ficar sozinhas. As pessoas que mascaram sua depressão ainda podem passar a maior parte do tempo sozinhas e podem ou não mentir sobre o que estão fazendo nesse tempo sozinhas. Às vezes, eles dizem que estavam ocupados fazendo coisas produtivas com seu tempo. Outras vezes, eles evitarão falar sobre seu tempo e tentarão conduzir a conversa em uma direção completamente diferente.

3. Eles às vezes parecem excessivamente felizes.

Pessoas que lutam contra a depressão e trabalham para mascará-la muitas vezes compensam suas emoções. Eles podem parecer excessivamente (e anormalmente) felizes. Eles trabalham duro para parecer positivos e fazer os outros rirem. Se você conhece alguém que está sempre feliz e nunca parece ter dificuldades, essa pessoa pode estar secretamente lutando contra a depressão.

4. Eles têm padrões de sono e alimentação inconsistentes

Eles podem dormir muito, às vezes durante o dia e às vezes durante a noite. Seus padrões de sono podem ser erráticos e inconsistentes. Não é incomum que pessoas com depressão tirem longos cochilos ou lutem contra a insônia (ou ambos).

 Alguém que luta contra a depressão pode não ser capaz de cuidar de si mesmo nesse nível básico e isso pode afetar todas as áreas de suas vidas.

5. Eles param de fazer coisas que gostavam.

A depressão tira a alegria da vida e as pessoas com depressão acabam parando de fazer as coisas e atividades de que antes gostavam. Eles se afastarão de seus hobbies e passatempos favoritos e podem começar a agir como se não gostassem mais deles.

Se eles não substituem o entusiasmo por uma atividade por outra, e simplesmente perdem esse entusiasmo completamente, pode ser um sinal de que estão deprimidos e estão tentando escondê-la

O QUE FAZER

Reconhecer os sinais de depressão em um ente querido é o primeiro passo. Mas lembre-se que existem sinais, e não diagnósticos possíveis de serem feitos por nós mesmos. É importante que se consulte um profissional SEMPRE.

Texto originalmente publicado em higherperspectives e adaptado pela equipe do blog Educadores.