Início Comportamento 5 dicas para passar tempo de qualidade com seus filhos

5 dicas para passar tempo de qualidade com seus filhos

307
0

Com a correria do dia a dia perdemos muito tempo de qualidade com a família. Acabamos reproduzindo rotinas de forma mecânica, sem raciocinar o que estamos fazendo. Acorda os filhos, coloca pra tomar café, leva na escola, vai pro trabalho, volta, pega os filhos na escola, da janta, poe pra dormir e repete tudo novamente no outro dia. Cansativo, não é? E metódico também!

Acontece que passar tempo de qualidade é extremamente importante para a infância e o desenvolvimento dos pequenos. E para os pais também! Cultivar as boas relações é necessário. Veja hoje dicas de como você pode começar a fazer isso:

1. Conheça seus interesses

Muitas vezes, os pais em um esforço para passar mais tempo com os filhos esquecem que os pequenos provavelmente não têm os mesmos interesses que eles. É importante reservar um tempo para entender seus filhos e o que eles gostam e não gostam para passar um tempo de qualidade com eles. 

2. Fique longe da tecnologia

É importante mudar essa atitude quando passamos tempo com nossos filhos. Quando estamos com eles a nossa atenção deve recair no que fazemos e não, por exemplo, no trabalho ao mesmo tempo. Isso é extremamente prejudicial. Foque no momento, esqueça as notificações no celular.

3. Encontre formas alternativas de estar presente

É importante procurar formas alternativas de passar o tempo com os nossos filhos, por exemplo, se chegarmos muito tarde a casa podemos ler-lhes uma história antes de dormirem, ou deixar-lhes um bilhete que possam ler de manhã e saber que seus pais estão presentes.

4. Ajude-os com a lição de casa

Outra coisa que podemos fazer para compartilhar o tempo com nossos pequenos é ajudá-los com a lição de casa. Um benefício duplo, pois podemos passar tempo com eles e também ensinar-lhes algo que será útil no futuro. Uma atividade simples que permitirá que você se aproxime de seus filhos e passe mais tempo com eles.

5. Permita que eles o ajudem com suas coisas

Os pais também têm deveres, principalmente em casa, pode ser arrumar alguma coisa, cozinhar, limpar, sair com o cachorro e por aí vai. Outra boa maneira de passar tempo com eles é deixá-los ajudá-lo a fazer algumas dessas coisas.

Tente sempre tirar um tempinho para ficar com os pequenos. Qualquer tempo já é valioso!

Texto originalmente publicado em unmillondeideas e adaptado pela equipe do blog Educadores.