Quando não conseguimos dormir, ficamos preocupados por não conseguir. E entramos no grau de insônia, que é péssima para nossa saúde física e mental.
Mas o que é possível fazer, então, para evitar essas noites em claro? É o que vamos te dizer nesse post.
Coisas que você pode fazer para melhorar sua qualidade de sono
Examine sua rotina atual
A maneira como dormimos esta noite é determinada pelo que fizemos durante o dia. Por isso é importante você fazer uma análise dos seus hábitos em geral, dos seus afazeres, das coisas que tem preocupado você. Às vezes, o simples hábito de tomar uma xícara de café em determinado horário do dia (como, por exemplo, após as 15h) faz você perder o sono de uma noite inteira.
Já pensou que você pode resolver isso apenas analisando o que tem feito durante o dia?
Reconsidere os mecanismos de enfrentamento durante a insônia
Como você enfrenta as noites em claro? Liga o computador? Mexe no celular? Vai ler um livro? Ou fica virando de um lado pro outro na cama esperando que o sono magicamente apareça?
A forma como você enfrenta a insônia é bem importante na hora de combatê-la. Procure fazer coisas que faça você esquecer que está sem sono, e que relaxe seu corpo e sua mente. Um exemplo disso é tomar uma xícara de chá, ler um livro, ouvir uma música calma…
Deixe o telefone longe de você
Onde fica seu telefone quando você dorme? A teu lado? Na cama com você? Na mesa de cabeceira? Essa luz azul emitida pelas telas atrasa a liberação da melatonina, atrasando assim o relógio interno que nos diz para adormecer. E se você precisar receber ligações em potencial durante a noite, conecte seu telefone ao outro lado do quarto, onde você precisa se levantar da cama para alcançá-lo.
Analise como você vê o problema
Se você disser repetidamente: “Não consigo dormir antes da meia-noite”, pode estar reforçando o problema.
Vários estudos mostraram que a conversa interna negativa é prejudicial à autoestima . Tente mudar a narrativa sobre como você dorme. Em vez de dizer: “Estou dormindo mal”, tente algo como: “Eu realmente quero dormir”. Você não está se comprometendo com o tempo, está apenas mudando seu foco mental.
Meditar
Quando não conseguimos dormir, muitas vezes começamos a ruminar problemas, desejos, frustrações…
Resumindo: ficamos pensando DEMAIS.
Por isso a meditação ajuda bastante: te conecta com o momento presente e traz calma para sua mente. Hoje em dia existem, inclusive, muitos aplicativos de meditação. Se você fizer isso ao longo do dia, pode ser que melhore a qualidade do seu sono.
Várias dicas podem ser dadas quando se referimos a qualidade do sono. Mas é de extrema importância que você siga essas 5, primeiramente. Pois elas acalmam sua mente e transformam você, trazendo mais saúde em primeiro lugar, sem a necessidade – nesse primeiro momento – de utilização de medicamentos. Não parece algo ótimo?
Cuide-se!
Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.