Muitas mulheres tendem a usar diferentes receitas e tratamentos sem saber a verdadeira causa dos danos ao cabelo e o que exatamente ele precisa. Hoje você saberá qual é o seu problema capilar e como cuidar dele pra acabar com os problemas!
1. Teste do folículo capilar
Os tufos de cabelo, como as plantas, se nutrem e se fortalecem das raízes e neste caso estamos falando de folículos capilares. É por isso que, se você quiser verificar se o seu cabelo está saudável em geral e se o número de cabelos caindo está dentro da faixa normal, é necessário verificar primeiro os folículos capilares. Basta seguir o seguinte:
- Tente arrancar um fio de cabelo, mas certifique-se de segurar o cabelo o mais próximo possível do couro cabeludo até obter o folículo propriamente dito.
- Agora verifique este folículo, se o folículo piloso está cheio e toma uma forma esférica, então este é um bulbo natural e saudável e, portanto, você tem um cabelo saudável. Mas se o folículo piloso for fraco e volumoso, isso indica que o cabelo está fraco e não se nutre totalmente e precisa de cuidados.
Como prevenir a queda de cabelo e fortalecer os folículos capilares:
- Tente seguir a dieta mediterrânea, que depende mais de azeite, legumes, frutas e vegetais, e também mais peixes do que a média. Consumo moderado de laticínios (especialmente queijo e iogurte) e baixo consumo de carnes e derivados.
- Evite penteados que puxem o cabelo, como rabos de cavalo, especialmente durante o sono, pois isso pode causar queda de cabelo, principalmente na área frontal.
- Tome vitaminas e minerais.
2. Teste de porosidade do cabelo
- Pegue alguns fios de cabelo de diferentes áreas da cabeça, como na frente e atrás e em cada lado. Se o cabelo não estiver limpo, enxágue com uma gota de shampoo.
- Em seguida, mergulhe esses fios em um copo d’água, espere alguns instantes e veja o resultado: Se você notar que os fios de cabelo estão flutuando no topo, é uma indicação de que seu cabelo está completamente saudável, mas se estiver no meio, é relativamente saudável e requer cuidados especiais para cabelos com porosidade média. Mas se os fios se acomodarem na parte de baixo, isso indica que seu cabelo tem alta porosidade e precisa de atenção especial.
O tratamento certo para cabelos com alta porosidade:
- Faça um banho de óleo uma vez por semana;
- Use condicionador após cada lavagem.
- Você também pode usar vinagre de maçã ou aloe vera no cabelo para ajustar o equilíbrio do pH.
3. Teste de elasticidade do cabelo
- Puxe uma mecha de cabelo com cuidado.
- Em seguida, tente puxá-lo com cuidado nas duas extremidades. Se ele estiver esticado e desgastado como antes, isso indica que o cabelo está saudável. Mas se ele quebrar e cair facilmente, então seu cabelo está um pouco fraco e precisa de cuidado
Como restaurar a elasticidade do seu cabelo:
- Depois de lavar o cabelo, use o ar natural para secar ou resfriar o secador de cabelo apenas e evite completamente as altas temperaturas, pois elas realmente prejudicam a elasticidade do cabelo.
- Antes de lavar o cabelo com os métodos usuais, certifique-se de criar uma receita hidratante que contenha mel, porque o mel é um ótimo hidratante natural
4. Teste de capa de cabelo
- Coloque uma mecha de cabelo entre os dedos indicador e médio.
- Em seguida, passe-o entre os dedos, do topo da mecha até a raiz. Se o seu cabelo for áspero e irregular, isso significa que está danificado. Se você acha que está indo bem, então é saudável. Para sua informação, cabelos ondulados e cacheados saudáveis também passarão sem problemas.Não estamos falando da natureza do cabelo, mas da cobertura ao redor do fio, seja qual for sua natureza.
Como tratar uma capa de cabelo danificada:
- Você pode tentar o tratamento de queratina para suavizar o cabelo, livrar-se do crespo e deixar o cabelo brilhante.
- Tente reduzir o uso de tinturas de cabelo e ferramentas de modelagem que usam altas temperaturas.
- Experimente enxaguar o cabelo com água de arroz, pois pesquisas mostram que ele permanece no cabelo por um tempo e atua como uma camada de proteção e cobre-o para protegê-lo de danos.
Texto originalmente publicado em arabmaze e adaptado pela equipe do blog Educadores.