Início Comportamento 4 razões pelas quais as pessoas permanecem em relacionamentos tóxicos

4 razões pelas quais as pessoas permanecem em relacionamentos tóxicos

738
0

Você já viu um relacionamento tão doloroso e doentio que não consegue imaginar por que essas pessoas continuam juntas? Nós vamos te dar algumas razões pra isso acontecer.

4 RAZÕES PELAS QUAIS AS PESSOAS PERMANECEM EM RELACIONAMENTOS TÓXICOS

1. INVESTIMENTO

Muitos indivíduos em relacionamentos investiram muito nesses relacionamentos, às vezes a ponto de se sentirem incapazes de sair. Aqueles que decidem permanecer em relacionamentos ruins têm compartilhado investimentos com seus parceiros, de acordo com pesquisas. Como, por exemplo:
Compartilhando uma casa

  • Ter filhos juntos
  • Situação financeira interligada
  • Tempo e esforço
  • Recursos

2. NÃO GOSTO DAS ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS

Quando as pessoas pensam em deixar um relacionamento, uma das primeiras coisas que passam por suas cabeças são as alternativas de estar com essa pessoa. Em algumas situações, as opções disponíveis são menos preferíveis do que permanecer no local. Por exemplo, alguém não pode sair se:

  • Viver fora do relacionamento significa perder o apoio financeiro do parceiro, e eles não podem compensar a perda com seu trabalho
  • O parceiro tem mais probabilidade de obter a custódia dos filhos compartilhados, e a incapacidade de estar com os filhos é um resultado pior do que permanecer
  • Eles têm baixa auto-estima e acreditam que nunca encontrarão outra pessoa que os ame ou os aceite; estudos sugerem que este é um fator significativo para permanecer nos relacionamentos

3. AMOR

Infelizmente, as emoções são a força motriz que muitas vezes faz as pessoas ficarem. Estar apaixonado por uma pessoa tóxica pode significar ignorar seus traços negativos, usar o pensamento positivo através das dificuldades diárias e querer ficar juntos simplesmente porque você os ama.

Pior ainda, suas emoções podem anular seu pensamento racional. Você pode estar cognitivamente ciente da toxicidade de alguém, mas só tem bons sentimentos em relação a ela, graças ao amor que sente. Você pode até ter sentimentos negativos sobre seu relacionamento e ignorá-los por causa dessa centelha positiva de amor. Isso significa que você pode saber com certeza que está em um relacionamento ruim e ainda assim permanecer sem amor, o que, infelizmente, é muito comum.

4. ABUSO

Muitas pessoas mantêm relacionamentos por causa de algum tipo de abuso. Infelizmente, muitas vítimas são silenciadas ou não são levadas a sério e, no final, muitas vezes recebem a culpa por permanecerem independentemente. Dentre os abusos que podem ser sofridos estão o abuso emocional, abuso físico, abuso financeiro, etc.

COMO ME LIVRO DE RELACIONAMENTO TÓXICO?

1. COMPREENDA O SEU VALOR

Você vale mais do que uma pessoa tóxica o faz sentir. Você é digno de um relacionamento feliz e amoroso com alguém que nunca iria machucá-lo e que não realizará comportamentos prejudiciais à saúde o tempo todo. E você é a primeira pessoa que precisa saber disso.

2. ASSUMA A RESPONSABILIDADE

Sair de um relacionamento tóxico exige assumir muita responsabilidade por suas ações e por sua recuperação. Claro, faz sentido que seja fácil culpar a outra parte, a pessoa que você considera mais tóxica, pelo estado de seu relacionamento. Mas, no final das contas, você precisa parar de apontar dedos e começar a se concentrar em si mesmo.

3. NÃO ESPERE QUE OS OUTROS MUDEM; EM VEZ DISSO, MUDE A SI MESMO

Algumas pessoas permanecem em relacionamentos tóxicos porque sentem que algo vai mudar. Seu parceiro finalmente os ouvirá, ou sua dinâmica acabará mudando, ou eles finalmente convencerão seu parceiro a transformar uma parte tóxica deles. É tudo ilusão e muito prejudicial à saúde.

Ninguém deve estar em um relacionamento com o único objetivo de transformar a outra pessoa em quem ela quer que seja. r! Você não pode entrar em um relacionamento com o desejo de mudar outras pessoas, não importa o quão nocivas elas sejam.

4. ENCONTRE AJUDA E SUPORTE

Deixar um relacionamento tóxico não é fácil, mas a boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Você pode encontrar suporte e assistência em muitas formas e lugares diferentes e deve procurar essa ajuda. Não se isole neste momento desafiador. Procure seus familiares e amigos para conversar sobre, encontre grupos de apoio ou até mesmo ajuda profissional. O acompanhamento psicológico, nesses casos, é bastante importante.

Texto originalmente publicado em powerofpositivity e adaptado pela equipe do blog Educadores.