Início Destaque 35 Inúmeras maneiras de aprender brincando

35 Inúmeras maneiras de aprender brincando

4169
0

Os educadores devem despertar em seus alunos, desde a tenra idade o gosto pelos jogos e brincadeiras. O dia a dia nos proporciona uma gama de situações em que as crianças podem ser envolvidas, em atividades de contagem, de medição, estimativa, comparação,

A disciplina está presente em nosso cotidiano e é preciso despertar o gosto pela Matemática desde cedo! Na hora do lanche ou da merenda o professor pode explorar situações diversas para que as crianças mostrem, ou com os dedinhos ou com material concreto, quantos biscoitos desejam ou quantos trouxeram, ensinar a fazer a distribuição, sendo inquerido depois: todos foram contemplados? Quantos ao todo? Quantos alunos ganharam? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Inquirindo o tempo todo.

A “matematização” pode e deve ser reproduzida em contextos lúdicos usando todo o potencial dos jogos como recursos didáticos. Cada vez mais os jogos ganham papel de destaque, e os educadores fazendo uso deles produzem o enriquecendo do cotidiano escolar com atividades que geram envolvimento, debate, competição saudável e que ajudam a trabalhar inúmeros conceitos matemáticos indispensáveis.

Você pode usar todo o tipo de material para confeccionar jogos e brincadeiras para fazer com seus alunos ou com seus filhos. Inspire-se!

Direitos autorais da imagem de capa e matéria licenciada para o site EducadoresLive: pixabay