Conheça alguns ninhos diferentes construídos pelas aves : Natureza extraordinária
1. CORUJA PIGMEU DE CACTO
Esta espécie de coruja possui habitat no deserto do sul do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos e no noroeste do México, em altitudes inferiores a 4.000 pés (1.200 m). A Coruja Pigmeu de Cacto é realmente pequena e pode caber na palma da sua mão. Devido ao seu tamanho, a coruja desértica pode usar os cactos como local de nidificação. Geralmente, os buracos nos cactos são pré-feitos pelos pica-paus à procura de comida e assim a coruja nem precise sujar o seu bico! Infelizmente, esta espécie está em grave perigo de perda de habitat.
2. PÁSSARO TECELÃO BAYA
Este tipo de passado é muitas vezes conhecido como o “rei dos pássaros que constroem ninhos”. O tecelão Baya utiliza das suas impressionantes habilidades de construção de ninhos não servem apenas pra servir de lar, mas também atrair um companheiro. Durante a estação do acasalamento, as fêmeas circulam e inspecionam o ninho de cada macho, decidindo assim qual elas acham mais atraente. Estudos comprovaram que o local onde os ninhos foram feitos é ainda mais importante do que a qualidade da construção dos ninhos, na hora da escolha da fêmea. Os ninhos são em forma de meia, com uma câmara de nidificação central e um tubo vertical que leva a outra entrada dentro da câmara. Os ninhos são formador através da tecelagem de longas tiras de folhas de arroz, gramíneas ásperas e folhas de palmeira. Para ser feito este ninho, o pássaro pode precisar levar até 500 viagens para coletar todo o material necessário para a construção do ninho. Quando ele tiver os itens necessários, ele trabalha incansavelmente para unir as ervas, formando a intrincada estrutura. Estes pássaros são encontrados no Subcontinente Indiano e no Sudeste Asiático. Estes animais costumam viajar em bandos e fazem formações próximas e podem realizar manobras impressionantes.
3. PÁSSARO CARAMANCHÃO
Estes pássaros são conhecidos por criar ninhos elaborados e fantásticos, que são capazes de atrair parceiros. A estrutura é realmente impressionante e normalmente o ninho do caramanchão é decorado com outros acessórios bonitos (como flores, cascas de besouros iridescentes ou bagas) para chamar a atenção das fêmeas. Além disso, uma incrível curiosidade sobre este animal, é que quanto mais velho o pássaro, mais objetos azuis ele usa na sua decoração. Muito trabalho é necessário na hora de construir os ninhos afim de atrair as fêmeas, porém, infelizmente, pode ser em vão: um estudo atual apontou que 75% das fêmeas visitam apenas um caramanchão antes do acasalamento. Há 20 espécies deste pássaro, cada um com uma visão diferente do “ninho perfeito”. Alguns outros pássaros notáveis, incluindo o Great Bowerbird, que faz um ninho de paredes duplas e carregado de objetos brancos e verdes.
Fonte: featuredcreature