Início Comportamento 15 declarações afirmativas para ajudá-lo a criar filhos mais confiantes

15 declarações afirmativas para ajudá-lo a criar filhos mais confiantes

358
0

Criar filhos é difícil, não importa o que aconteça, mas é ainda mais difícil criar filhos confiantes. Há tantas coisas para as crianças aprenderem que pode parecer impossível ensinar todas elas. Felizmente, afirmações positivas podem ajudá-lo a criar filhos mais confiantes.

Ao ensinar afirmações positivas a seus filhos, você os estará ajudando a ter sucesso na vida. Você não pode estar ao lado deles o tempo todo, então você deve dar a eles as ferramentas necessárias com antecedência.

Vamos aprender algumas dessas afirmações?

QUINZE AFIRMAÇÕES POSITIVAS PARA AJUDÁ-LO A CRIAR FILHOS MAIS CONFIANTES

1. VOU SEMPRE TENTAR O MEU MELHOR.

Quando as crianças dão o melhor de si, elas se sentem bem consigo mesmas. Isso pode inspirar confiança e ajudá-los a continuar se esforçando. 

Peça a seu filho que repita essa afirmação no início de cada dia para ajudá-lo a se esforçar ao máximo. Quando você os ajuda a dizer esta declaração todas as manhãs, ainda estará em sua mente quando você não estiver lá.

2. EXISTEM COISAS POSITIVAS EM TODAS AS SITUAÇÕES; EU SÓ TENHO QUE ENCONTRÁ-LOS.

Ensine seus filhos a buscar positividade em todas as situações. Isso os ajudará a ser mais felizes, mais confiantes e mais estáveis ​​emocionalmente. 

3. QUANDO EU ERRAR, VOU TENTAR NOVAMENTE.

Usar esta frase irá lembrar seus filhos de que não há problema em errar, desde que tentem novamente. Essa afirmação pode motivá-los a tentar até acertar.

4. VOU PRATICAR BASTANTE PARA DESENVOLVER MINHAS HABILIDADES E MELHORAR.

As crianças devem compreender que é preciso prática para melhorar. Eles não podem ser ótimos em algo da noite pro dia se não praticarem. Usar essa afirmação antes de praticar os ajudará a se esforçar ao máximo para aprender.

5. SOU BOM O SUFICIENTE E NÃO PRECISO SER PERFEITO.

Essa afirmação afirma que a criança é boa o suficiente como eles são. A perfeição é impossível, então eles devem entender que não precisam ser perfeitos. Saber disso os ajudará a aceitar e amar a si mesmos, embora não sejam perfeitos.

6. SOU ÚNICO, ESPECIAL E AMADO.

As crianças devem saber que são únicas e amadas. É claro que todos são diferentes e seu filho deve saber que é bom ser único. Ajude-os a aceitar suas diferenças, lembrando-os do quanto são amados.

7. POSSO FALAR QUANDO ESTOU DESCONFORTÁVEL OU QUANDO ALGO NÃO ESTÁ CERTO.

Quando as crianças sabem que têm permissão para falar, é mais provável que o façam. Se eles se sentirem desconfortáveis ​​com algo, eles precisam saber que não há problema em dizer isso. Quando eles não pensam que algo é seguro, respeitoso ou gentil, eles podem falar também.

8. EU DEFINO LIMITES PARA MIM MESMO E RESPEITO OS LIMITES DOS OUTROS.

Ensine as crianças a estabelecer limites e depois peça-lhes que repitam essa afirmação diariamente. Eles têm o direito de decidir sobre suas limitações e de que os outros as respeitem. Da mesma forma, crianças confiantes respeitam os limites dos outros também.

9. ESTOU NO CONTROLE DE MEU CORPO E DE MINHAS AÇÕES.

As crianças devem saber que culpar os outros pelo que fizeram não é aceitável. Eles controlam seus corpos e são a única pessoa que pode decidir o que farão.

Também é importante que as crianças saibam que não precisam fazer o que as outras pessoas dizem. Já que controlam seus corpos, ninguém mais pode forçá-los a fazer coisas que eles não querem fazer. Este é outro lugar onde os limites são uma ideia benéfica.

10. TRABALHO MUITO E FAÇO GRANDES COISAS.

Para fazer grandes coisas, uma pessoa deve trabalhar muito. Isso é verdade tanto para adultos quanto para crianças. Faça com que seu filho repita essa afirmação para ter mais probabilidade de trabalhar duro e ver ótimos resultados.

11. POSSO APRENDER COISAS NOVAS.

Coisas novas podem ser intimidantes, mas uma criança confiante dará uma chance a qualquer coisa. Antes de entrar em uma situação em que algo novo possa ocorrer, peça a seu filho que diga esta afirmação. Eles se sentirão mais confiantes em suas habilidades e será mais provável que gostem do processo de aprendizagem.

12. QUANDO AS COISAS FICAREM DIFÍCEIS, CONTINUAREI TENTANDO.

A vida não é fácil, e isso fica evidente desde a mais tenra idade. Às vezes, é tentador desistir quando as coisas ficam difíceis, mas não é isso que uma pessoa confiante faria. Uma pessoa confiante continuaria tentando quando as coisas ficassem difíceis. Usar essa afirmação ajudará seu filho a continuar tentando também e a se tornar mais confiante ao longo do caminho.

13. É NORMAL PEDIR AJUDA QUANDO EU PRECISAR.

É melhor pedir ajuda do que lutar sozinho. Com ajuda, uma criança pode aprender mais do que aprenderia sozinha.

14. ESTOU APRENDENDO DO QUE GOSTO E NO QUE SOU BOM.

As crianças experimentam coisas novas o tempo todo e pode parecer que mudam de ideia com frequência. Isso é normal porque eles estão aprendendo sobre si mesmos. Eles não devem se sentir errados sobre isso, porque é uma parte importante do desenvolvimento de uma pessoa confiante.

15. NÃO HÁ PROBLEMA EM EXPRESSAR MINHAS EMOÇÕES.

Expressar emoções é importante e pode melhorar a confiança e a auto-estima. As crianças devem saber que seus sentimentos são válidos e devem ser vivenciados. À medida que expressam seus sentimentos, estão aprendendo a controlar suas emoções e a lidar com elas de maneira positiva.

Esperamos que com essas dicas você consiga ensinar seus filhos a serem cada dia mais confiantes!

Texto originalmente publicado em powerofpositivity e adaptado pela equipe do blog Educadores.