Início Bem estar 12 sintomas de doenças renais que você deve conhecer

12 sintomas de doenças renais que você deve conhecer

141
0

Doença renal: saiba identificar os sinais de quando o seu rim não está bem…

A maioria das pessoas não está ciente do fato de que as doenças renais podem ser assassinas silenciosas. Essas doenças podem não apresentar sintomas por um longo tempo até que a situação se torne crítica.

É importante reconhecer os sintomas das doenças renais para detê-los a tempo.

Aqui está uma lista de doze sintomas a serem observados:

-Alterações na função urinária: O primeiro sintoma da doença renal é a alteração na quantidade e frequência de micção. Pode haver aumento ou diminuição da quantidade e/ou frequência, principalmente à noite. A cor da urina também pode parecer mais escura. Você pode sentir a necessidade de urinar, mas incapaz de fazê-lo.

– Dificuldade ou dor durante a micção: Às vezes, há dificuldade ou pressão ou dor é sentida enquanto a bexiga está esvaziando. As infecções do trato urinário podem causar sintomas como dor ou ardor ao urinar. Quando essas infecções se espalham para os rins, podem causar febre e dor nas costas.

-Sangue na urina: Este é um sintoma de doença renal que é uma causa definitiva de preocupação. Pode haver outros motivos, mas é aconselhável visitar o médico caso tenha sangue na urina.

-Inchaço: Os rins removem resíduos e excesso de líquido do corpo. Quando eles são incapazes de fazê-lo, o fluido se acumula causando inchaço nas mãos, pés, tornozelos e/ou rosto.

-Fadiga extrema e fraqueza generalizada: Os rins produzem um hormônio chamado eritropoietina que ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio. Na doença renal, os baixos níveis de eritropoietina reduzem os glóbulos vermelhos no corpo, resultando em anemia. Há uma diminuição do suprimento de oxigênio para as células, causando fraqueza generalizada e fadiga extrema.

-Tonturas e incapacidade de concentração: A anemia está associada a doenças renais e também esgota o oxigênio do cérebro e isso pode causar tonturas, problemas de concentração, etc.

-Sentir frio em todas as horas: Se você tem doença renal, pode sentir frio, mesmo quando está em um ambiente quente, isso se deve à anemia. Pielonefrite (infecção renal) pode causar febre com calafrios.

– Erupções cutâneas e comichão: A insuficiência renal provoca a acumulação de resíduos no sangue, o que produz comichão e erupções cutâneas graves.

-Hálito com cheiro de amônia ou gosto de metal: A insuficiência renal causa uremia, a uréia se decompõe em amônia na saliva causando mau hálito e odor na urina. Também é geralmente associado a um gosto metálico desagradável (disgeusia) na boca.

-Náuseas e vômitos: O acúmulo de resíduos no sangue na doença renal também pode causar náuseas e vômitos.

-Falta de ar: A doença renal faz com que o líquido se acumule nos pulmões. E também, a anemia, um efeito colateral comum da doença renal, priva o corpo de oxigênio. Você pode ter problemas para respirar devido a esses fatores.

-Dor nas costas ou nas laterais: Alguns casos de doença renal podem causar dor. Cólicas severas e dor que se espalham da virilha inferior podem ser sentidas se houver uma pedra nos rins no ureter. A dor também pode estar relacionada à doença renal policística, um distúrbio renal hereditário, que faz com que muitos cistos sejam preenchidos com líquido nos rins. A cistite intersticial, uma inflamação crônica da parede da bexiga, causa dor crônica e desconforto.

É importante identificar precocemente a doença renal porque, na maioria dos casos, os danos nos rins não podem ser restaurados.

Para reduzir suas chances de problemas renais graves, consulte seu médico quando notar um ou mais dos sintomas acima. Se detectada precocemente, a doença renal pode ser tratada de forma muito eficaz.

FONTE ignisnatura