Início Curiosidades 12 imagens de ilusão de ótica que vão confundir seu cérebro

12 imagens de ilusão de ótica que vão confundir seu cérebro

705
0

Você já deve ter visto algumas imagens que embaralharam todo o seu cérebro, não é? São as famosas “ilusões de ótica” que encontramos de vez em quando por aí.

A interpretação do que vemos no mundo exterior é uma tarefa muito complexa. Já se descobriram mais de 30 áreas diferentes no cérebro usadas para o processamento da visão. Umas parecem corresponder ao movimento, outras à cor, outras à profundidade (distância) e mesmo à direção de um contorno. E o nosso sistema visual e o nosso cérebro tornam as coisas mais simples do que aquilo que elas são na realidade. E é essa simplificação, que nos permite uma apreensão mais rápida (ainda que imperfeita) da «realidade exterior», que dá origem às ilusões de óptica.

A parte mais legal dessas imagens é que elas provam como nosso cérebro pode ser algo complexo e quantas reações diferentes ele pode nos dar.

Vamos ver algumas dessas imagens juntos? Veja só!

Você consegue ver um animal na foto abaixo? Se mexer com a cabeça da esquerda para a direita, conseguirá enxergar um gato.

Se você vir a imagem abaixo fixa, significa que não está estressado. Provavelmente está tudo bem em sua vida. Se girar lentamente, você está estressado. Se você vir a imagem girando rapidamente, isso significa que você está muito estressado.

Quantos pontos você vê neste quadrado? Se sua resposta for 12, sua conta está correta. No entanto, é impossível ver 12 pontos nesse quadro de uma vez.

Os corações aqui também não se mexem. Embora pareça que sim.

O círculo nesta imagem não está realmente se movendo.

Os quadros se movem quando você rola a imagem para cima e para baixo.

O peixe não está se movendo, mas você o vê como se movendo.

As cobras nesta foto estão realmente imóveis.

Ainda as linhas verdes parecem estar se movendo.

Em que direção você acha que eles estão virando? (Digamos que eles não se movam)

Os dois corações aqui têm o mesmo tom de vermelho.

Se você vê uma espiral aqui, está errado.

E então, surpreendeu-se com as imagens de ilusão de ótica? O que achou?

Texto originalmente publicado em ntv e adaptado pela equipe do blog Educadores.