Início Comportamento 12 habilidades que toda criança deve ter aos 10 anos

12 habilidades que toda criança deve ter aos 10 anos

276
0

A infância é o primeiro momento onde a criança começa a aprender coisas novas.  Ela deve ser valorizada e explorada ao máximo, pois tudo que a criança desenvolver na sua infância irá ajuda-la na sua vida adulta.

De acordo com especialistas em desenvolvimento infantil, é hora de você preparar seus pequenos para serem ótimos adultos. Veja as habilidades que é interessante que as crianças tenham aos 10 anos.

1. Usar um mapa e uma bússola

Ensine seu filho a se localizar. Usar um mapa ou bússula, caminhar com ele na floresta, procurar novos caminhos com seu filho em direção à escola… tudo isso ajudará ele a criar seu senso de direção.

2. Manter uma conversa

Com a tecnologia atual, cada vez mais a fala tem sido substituída pela mensagem de texto. As crianças, no entanto, precisam saber se comunicar. Isso é fundamental para que desenvolvam relacionamentos honestos e duradouros. Aperte as mãos de seu filho, faça contato visual, deixe você mesmo um pouco o telefone de lado e pratique essas tarefas com os pequenos para que entendam a relevância disso no futuro.

4. Saber ficar sozinhos

Uma criança precisa aprender a ficar sozinha com seus próprios pensamentos e sua própria companhia. Isso não significa deixa-la sozinha em casa (!). Mas sim dar espaço para que ela faça atividades na companhia de si mesma, como brincar com as bonecas, ler, criar seu próprio local de descanso.

Isso é importante para que no futuro ela não tenha uma independência emocional dos pais, amigos e familiares no geral.

5. Nadar

Após o aniversário de 4 anos do seu filho, coloque-o na piscina. Além de fazer bem à saúde, é algo que gasta a energia da criança e faz ela dormir melhor. Também é sempre ótimo que ela saiba nadar, afinal é uma habilidade necessária à todos nós.

6. Cuidar de outro ser vivo

A empatia pode ser estimulada quando eles cuidam de um animal de estimação, por exemplo. Se não quiser um cão, existem várias outras opções como gatos, hamsters, peixes, tartarugas e por aí vai.

7. Saber economizar

Comece cedo a ensiná-los a economizar dinheiro. Ofereça uma mesada ao seu filho e ajude ele, pouco a pouco, a economizar. Isso é de extrema importância e influencia muito na vida adulta, se for feito de forma coerente e sem impor tantas restrições.

8. Relaxar

Estudos mostraram que as práticas de atenção plena podem ajudar as crianças a se tornarem mais atentas, respeitosas e focadas, reduzindo o estresse e os comportamentos hiperativos. Eles não devem ser estimulados o tempo inteiro. Para isso, peça para ele ficar quieto, relaxar e se concentrar no processo de respiração. Já ajuda muito fazer isso no dia a dia.

9. Limpar seu quarto

As crianças precisam saber que são donas do seu próprio canto, e que devem limpar e guardar seus brinquedos pois é de sua responsabilidade. Faça-os arrumar suas próprias coisas e crie assim o senso de organização neles.

10. Ter boas maneiras à mesa

Esse conhecimento pode valer a pena anos mais tarde em uma importante entrevista de emprego no almoço ou jantar. As crianças precisam saber como se portar na mesa da sala de jantar.

11. Se vestir sozinhos

Estamos nos referindo a ajudar as crianças a aprender a se vestir bem: escolher opções apropriadas para o clima, misturar e combinar cores, combinar estampas etc. É uma ótima maneira de ajudar seu filho a se expressar e criar seu próprio estilo.

12. Ter uma boa higiene

Podemos incomodar nossos filhos o quanto quisermos para escovar os dentes e tomar banho, mas se quisermos que esses conceitos grudem, as crianças precisam aprender a adotá-los por conta própria.

Texto originalmente publicado em papodepai e adaptado pela equipe do blog Educadores.